Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lorencini Junior, Álvaro [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueiró, Mary Neide Damico | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Paulo Rennes Marçal | - |
Autor(es): dc.creator | Lando, Renata Lucas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:00:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:00:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12651 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978564 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo tem como principal objetivo investigar as possibilidades e os eventuais limites da utilização da Metodologia da Problematização enquanto um dos possíveis encaminhamentos metodológicos na abordagem da Educação Sexual na escola Utilizou-se a Metodologia da Problematização e o Arco de Maguerez como uma das possíveis estratégias de ensino junto aos graduandos da primeira série do curso de Biologia Licenciatura Plena de uma Instituição Pública de Ensino Superior do Município de Jacarezinho, situado ao Norte do Paraná, para desenvolver atividades que contemplem os objetivos propostos para a Educação Sexual na escola, como por exemplo, levar aos alunos a ter consciência crítica e tomar decisões responsáveis a respeito de sua sexualidade, (por meio dos Temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (DCE) Os dados foram obtidos a partir de notas de campo, como também por meio de gravação de áudio no decorrer dos encontrosForam analisados de forma qualitativa e interpretativa fundamentada na literaturaPode-se constatar que mesmo havendo particularidades em cada uma das etapas do Arco de Maguerez (Observação da Realidade, Pontos-Chave, Teorização,Hipótese de Solução e Aplicação a Realidade), houve a possibilidade de exploração da realidade e o levantamento de situações problemas as quais foram elencados em conjunto, com a participação de todos os graduandos participantes da pesquisa Foi possível, também, o acesso aos conhecimentos acerca da temática abordada,levantamentos das hipóteses de solução do problema que também foram discutidos e debatidos por todos os grupos e por fim, a escolha da aplicação à realidade que mais condizia com a realidade proposta Portanto, apesar de alguns limites à Metodologia da Problematização e o Arco de Maguerez verificou-se que a mesma pode ser utilizada como um dos possíveis encaminhamentos metodológicos, pois existem aproximações entre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (DCE) que sustentam os objetivos da Educação Sexual no contexto escolar | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present research has a main purpose to investigate the possibilities and limitseventual on the use of the Methodology of Solving Problem while a possible of themethodological approach for the sex education in school It was used themethodology of Solving Problem and the Maguerez’s Arc as a possible teachingstrategies along with students from first year of the biology course licentiate from aPublic Institution of Higher Education of Jacarezinho city located in the north ofParana state, Brazil, developing activities to look at the objectives proposed for thesex education at school, for example, students have a critical consciousness andmake responsible decisions about their sexuality (through transverse themes of theNational Curricular Parameters (NCP) and Curriculum Guidelines Parana (CG)Information and data were obtained from field notes, also through audio recordingdata, during the meetings with students And those were analyzed based onqualitative and interpretive studies by literature Amid it detected each steps from theMaguerez’s arc (Reality Observation, Strong points, Theorization, SolutionHypothesis and Reality Application), there was the possibility of reality explorationalso lifting of situation problems which were listed together, with the participation ofall undergraduate researched Also It was possible, access the knowledge on thesubject - matter, lifting of the hypothesis of problem solving, which also werediscussed and debated with all students groups, and finally, the choice of realityapplying that more goes with the reality proposal Therefore, although some limits onthe Methodology of Solving Problem and Maguerez’s arc, verified with it can be usedas a possible methodological because there are similarities between the NationalCurricular Parameters (NCP) and Curriculum Guidelines of Paraná State (CG) thatsupport the goals of sex education in the context school | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação sexual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexuality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sex education - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concept formation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Título: dc.title | Metodologia da problematização como encaminhamento da temática sexualidade na escola : implicações para formação inicial de professores | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: