Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Perfeito, Alba Maria [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Coroa, Maria Luiza Monteiro Sales | - |
Autor(es): dc.contributor | Gasparin, João Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Limoli, Loredana | - |
Autor(es): dc.contributor | Aguilera, Vanderci de Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Lunardelli, Mariangela Garcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:00:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:00:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13454 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978527 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Situada no contexto das Ciências Humanas, e especificamente da Linguística Aplicada, esta tese de doutorado parte do questionamento sobre a possibilidade de o acadêmico de Letras apropriar-se de um gênero discursivo, inédito para ele, e didatizá-lo, por meio de uma proposta distinta de outros modelos já laborados, em seu estágio supervisionado Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa consiste em realizar e avaliar o trabalho de apropriação do gênero discursivo haicai brasileiro e a proposta de sua didatização, via plano de trabalho docente, pelo professor em formação inicial por ocasião do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa no Ensino Médio, em uma universidade pública do estado do Paraná Caracteriza-se como investigação de cunho qualitativo, de visão interpretativa e de processo, em uma atividade colaborativa dos sujeitos, três acadêmicos-estagiários, participantes de projeto de ensino proposto pela professora-pesquisadora A pesquisa ancora-se em três caminhos teóricos com os quais dialogamos: a base filosófico-linguística do Círculo de Bakhtin, a base psicológica de Vigostki e a base didático-metodológica de Gasparin Trata-se de duas vias de estudo, seguindo o caminho teórico-prático ou teoria-contribuição: i) a configuração do gênero discursivo haicai brasileiro, contribuição teórica; e ii) a apropriação e a didatização do gênero em pauta, pelo acadêmico-estagiário, via plano de trabalho docente, contribuição didático-metodológica Justifica-se a escolha pelo haicai brasileiro por apresentar contextos e dimensões diferenciados do haicai japonês; a opção pelo plano de trabalho docente é justificada por contemplar o sujeito sociohistórico, tendo como referencial epistemológico o processo dialético do conhecimento Para a primeira via de estudo, contextualizamos o poema na esfera literária e, com aportes da perspectiva bakhtiniana dos gêneros do discurso, caracterizamos o haicai brasileiro pelo seu contexto sociohistórico de origem, seu percurso geográfico e de sentidos, e suas dimensões tema, construção composicional e marcas linguístico-enunciativas, com exemplos de poemas de haicaístas paranaenses Para a segunda via, contextualizamos o ensino dos gêneros discursivos, inserindo a contribuição da análise linguística, e o ensino como trabalho, abordando a formação docente inicial e os estágios supervisionados nos cursos de Letras Descrevemos, analisamos e avaliamos: i) a apropriação, pelos acadêmicos-estagiários, da teoria bakhtiniana dos gêneros discursivos e do gênero haicai brasileiro, materializado em seus enunciados concretos; e ii) sua didatização: a elaboração do plano de trabalho docente, o planejamento de encontros e aulas, e a execução destas em turmas do Ensino Médio Como instrumentos de análise, elegemos os relatórios de estágio e os diários, escritos pelos sujeitos, e pelas anotações do diário de campo da professora-pesquisadora Resultam da pesquisa considerações que convergem para a relevância do plano de trabalho docente como modelo didático, desdobrado em “encontros” ou pequenos planos, na formação docente inicial; e para a inserção de um novo gênero discursivo na escola: o haicai brasileiro | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Situated in the context of the Humanities, specifically of the Applied Linguistics, this doctoral thesis starts from the questioning regarding the possibility of students of the language course appropriate a discourse genre, unprecedent or unheard for them, and create a didactic approach, distinct from any other models already produced, during their supervised internship Accordingly, the overall goal of the research consists of conducting and evaluating the work of appropriating the discourse genre named “Brazilian haicai” and the proposal of its didactization, by the academic trainee at his/her initial training during the Portuguese language supervised internship for High School students, in a public university in Paraná StateThis is characterized as a qualitative research, of interpretive view and of process, in a collaborative activity of the individuals, three academic trainees, participants of a teaching project proposed by the teacher-researcher The research is anchored in three theoretical ways with which we dialogue: the philosophical-linguistic basis-Bakhtin Circle, the psychological basis of Vigostki and the didactic-methodological basis of Gasparin It consists of a two-way study, following the theoretical-practical path or the contribution theory: i) the configuration of the discourse genre “Brazilian haicai”, theoretical contribution; and ii) the appropriation and didactization of the genre in question, by the scholar-intern (academic trainee), via teaching plan, didactic and methodological contribution The choice of the “Brazilian haicai” is justified by the fact that it presents different contexts and dimensions from the Japanese haiku; choosing the teaching plan is justified as it contemplates the socio-historical individual, taking as epistemological reference the dialectic process of knowledge For the first study way, we contextualize the poem in the literary sphere and, with contributions from the perspective of Bakhtinian discourse genres, the “Brazilian haicai” was characterized according to its socio-historical origin, its geographical route and its senses, as well as according to its theme dimensions, compositional construction and linguistic–enunciative marks, with examples of poems by Paraná state haiku writers For the second way, we contextualized the teaching of discourse genres, including the contribution of the linguistic analysis, and the teaching as a job, referring to the initial teacher training and to the supervised internships in the language courses We described, analyzed and evaluated: i) the appropriation of Bakhtinian theory of discourse genres and the appropriation of the genre “Brazilian haicai” by the academic trainees, materialized in their concrete statements; and ii) their didactization: the design of the teaching plan, the planning of the meetings and classes, and the implementation of these classes for high school groups As instruments of analysis, we appointed the internship reports and the diaries written by the individuals, and the daily field notes of the teacher-researcher From the results of the research emerge considerations that converge to the relevance of the teaching plan as a didactic model, outspread into “meetings” or small teaching plans, in the initial teaching training; and for the insertion of a new discourse genre at school: the “Brazilian haicai” | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Doutorado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros discursivos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística aplicada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Haicai | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse Genre | - |
Palavras-chave: dc.subject | Applied Linguistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Haikai | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogism (Literary and analysis) | - |
Título: dc.title | Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai : diálogos sobre o gênero discursivo e a formação docente inicial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: