Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Marinez Meneghello Passos | - |
Autor(es): dc.contributor | Veiga, Léia Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Arruda, Sergio de Mello | - |
Autor(es): dc.contributor | Passos, Marinez Meneghello [Coorientadora] | - |
Autor(es): dc.creator | Leal, Luana Pires Vida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:00:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:00:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16397 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978518 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente Dissertação discute a influência de elementos da pós-modernidade na observação da execução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de uma instituição escolar embasada nos preceitos metodológicos da Pedagogia por Projetos Esses elementos foram identificados nas interações mediadas pela linguagem, seja a linguagem verbal, escrita ou por imagens, balizados pela Teoria do Agir Comunicativo, que estuda os mecanismos de racionalização de um determinado grupo social, estruturados por Habermas (212) A fim de evidenciar a influência da pós-modernidade nessa instituição, foram analisados documentos que dizem respeito às múltiplas interações que nela se desencadearam entre professores, servidores e alunos, como o PPC, o diário de campo escrito pela pesquisadora, que analisou as intervenções dos professores nos projetos durante oito meses (abril a dezembro de 216), atas de reuniões e questionários feitos com os alunos e com os professores As informações foram estudadas sob a ótica da Análise Textual Discursiva (ATD), a fim de compreender como os elementos da pós-modernidade e as ações realizadas pelos indivíduos influenciaram diretamente na execução da proposta e como esta teve relação com o Ensino de Ciências pelo olhar do professor A pesquisa discutiu a presença de elementos como incerteza, individualidade exacerbada, a influência da globalização, de crises e tensões, reorganização de tempo e espaço, entre outras, e como esse conjunto de fatores influenciou na reformulação da proposta pedagógica Também foi apresentado o relato de professores que discutiram qual a sua percepção em relação a trabalhar com a Pedagogia por Projetos da forma como estava sendo executada no período observado e qual a relação de sua disciplina com o Ensino de Ciências A partir do corpus da pesquisa foi possível evidenciar que as múltiplas interações desenvolvidas neste espaço foram influenciadas pelos elementos da pós-modernidade, concluindo que a execução da proposta pedagógica não ocorreu conforme os pressupostos mencionados no PPC A pesquisa também ressaltou a importância das decisões relativas ao entorno escolar serem tomadas junto à comunidade escolar, ambiente este em que está sujeito a emergência de conflitos, pois é constituído por indivíduos que têm diferentes perspectivas e ideologias compartilhando o mesmo ambiente | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present dissertation discusses an influence of elements of postmodernity in the observation of the execution of the Pedagogical Project of the Course (PPC) from a school institution based on the methodological precepts of Pedagogy by Projects These elements were identified in the interactions mediated by language, be it verbal, written or image language, based on the Theory of Communicative Action, which studies the mechanisms of rationalization of a given social group, structured by Habermas (212) In order to highlight the influence of postmodernity in this institution, documents were analyzed that relate to the multiple interactions that took place among teachers, staff and students, such as the PPC, the field journal written by the researcher, which analyzed the interventions of the teachers on the projects for eight months (April to December 216), records from the meetings and questionnaires answered by students and teachers The information was studied from a Discursive Textual Analysis (ATD) perspective, in order to understand how the elements of postmodernity and the actions carried out by the individuals directly influenced the execution of the proposal and how it was related to the Teaching of Sciences by the perspective of the teacher The research discussed the presence of elements such as uncertainty, exacerbated individuality, the influence of globalization, crises and tensions, reorganization of time and space, among others, and how this set of factors influenced the reformulation of the pedagogical proposal It was also presented the report from teachers, who discussed their perception in relation of working with the Pedagogy Project in the way it was being executed in the observed period and what the relationship of its discipline with Science Teaching From the corpus of this research it was possible to show that those multiple interactions built on this space were influenced by postmodernity elements, concluding that the pedagogical proposal execution did not occur according to the topics discussed in PPC This research also emphasized the importance of taking decisions related to school within community, considering school as a space that is possible to observe conflicts, because it is made up by people that have different perspectives and ideologies sharing the same space | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pós-modernidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | A presença de elementos da pós-modernidade na execução do projeto pedagógico de uma instituição escolar à luz da pedagogia por projetos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: