Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martins, Rosane Fonseca de Freitas [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Fornasier, Cleuza Bittencourt Ribas | - |
Autor(es): dc.contributor | Londero, Rodolfo Rorato | - |
Autor(es): dc.creator | Alexandre, Érica Alana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:00:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:00:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14556 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978517 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O trabalho apresenta um estudo de caso da marca de bonecas infantis Monster High como meio de compreender o diálogo entre os novos produtos e o momento pós-moderno da infância Por uma abordagem teórica e de observação, a crítica denuncia que as estratégias de comunicação adotadas pela Mattel que inserem temas de terror para o público feminino, condicionado a ater-se ao mundo cor-de-rosa imposto pela boneca Barbie, costura os novos anseios da infância pós-moderna em uma proposta complexa e arriscada O estudo de caso instrumental, de natureza exploratória e descritiva, utilizou-se da ferramenta de análise de protocolos (VPA) para análise dos dados coletados em um processamento orgânico e particularista da pesquisa Permeado por argumentos de teóricos da comunicação, a pesquisa acentua que as estratégias comunicacionais utilizadas pela nova marca são resposta a diversos questionamentos típicos dos tempos atuais Ao conceituar o poder comunicacional dos brinquedos, especialmente as bonecas entendidas como artefatos culturais e aspectos do consumo na infância pós-moderna, a pesquisa compreende que as estratégias visuais de Monster High se valem do processo de significação adotados pelas nova geração identificada como Geração Z Como último argumento, a pesquisa demonstra como a indústria de brinquedos reagiu ao fenômeno Monster High e especula como será o futuro da franquia daqui para frente | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The paper presents a case study of the brand of children's dolls Monster High as a means of understanding the dialogue between the new products and the postmodern moment of childhood For a theoretical and observational approach, the critical complained that the communication strategies adopted by Mattel that insert horror themes for the female audience, conditioned to stick to the color pink world imposed by the Barbie doll, sewing new longings the postmodern childhood in a complex and risky proposition The study of instrumental case of nature exploratory and descriptive, we used the protocol analysis tool VPA) for analysis of data collected in an organic and particularistic processing research Permeated by communication theoretical arguments, the research stresses that the communication strategies used by the new brand are typical response to various questions of the times To conceptualize the communicative power of toys, especially dolls understood as cultural artifacts and aspects of consumption in the postmodern childhood, research comprises the visual strategies of Monster High is worth the signification process adopted by the new generation identified as Generation Z as a last point, the research demonstrates how the toy industry reacted to the Monster High phenomenon and speculates how will the future of the franchise going forward | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Comunicação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Iconofagia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bonecas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Consumismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação de massa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brinquedos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dolls | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mass communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Toys | - |
Palavras-chave: dc.subject | Generation Z | - |
Título: dc.title | Imagens da infância pós-moderna : um estudo de caso da marca Monster High | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: