Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Joyce Elaine de | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Daniela Prometi | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Flávio Brandão | - |
Autor(es): dc.contributor | Aguilera, Vanderci de Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor | Altino, Fabiane Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Zappielo, Fabíola Grasiele | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:00:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:00:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18027 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978500 | - |
Descrição: dc.description | Com o objetivo de verificar se os cursos de Letras-Libras capacitam os estudantes para o exercício de sua função fundamentados nos princípios da Sociolinguística Educacional, esta tese, de caráter exploratório, traz discussões acerca da variação linguística da Libras, tendo em vista Surdos e ouvintes usuários dessa língua. Para cumprir com o objetivo, foram analisados os Projetos Políticos dos Cursos de Letras-Libras de três das universidades federais da Região Sul e, em seguida, questionários foram encaminhados para os docentes dessas universidades e para os alunos da UFSC. Ao final da pesquisa, identificamos que: (i) as três Universidades não abordam a variação linguística da Libras nos objetivos do curso expressos no PPC; (ii) apenas uma delas oferta uma disciplina que se dedica inteiramente ao tema pesquisado e (iii) nenhuma delas desenvolve projetos de pesquisa ou extensão sobre a Sociolinguística Educacional. Sobre os resultados obtidos mediante os Questionários aplicados aos professores, verificamos que esses docentes são comprometidos com o tema, abordando-o ao longo de outras discussões em sala de aula. Com os alunos, houve grande discussão sobre o tema durante a resposta dos questionários, muitos apresentando crenças linguísticas sobre a Libras e seus usuários, refletindo atitudes linguísticas em seus discursos. | - |
Descrição: dc.description | With the aim of verifying whether Libras Letters courses enable students to exercise their role based on the principles of Educational Sociolinguistics, this thesis, of an exploratory nature, brings discussions about the linguistic variation of Libras, taking into account Deaf and hearing users of this language. To achieve the objective, the Political Projects of the Libras Letters Courses at three of the federal universities in the South Region were analyzed and, then, questionnaires were sent to the professors at these universities and to the students at UFSC. At the end of the research, we identified that the three Universities do not address the linguistic variation of Libras in the course objectives expressed in the PPC; Only one of them offers a subject that is entirely dedicated to the researched topic and none of them offers research or extension projects on Educational Sociolinguistics. We identified in the questionnaires that teachers are committed to the topic, addressing it throughout other classroom discussions. With the students, there was a great discussion on the topic while answering the questionnaires, many presenting linguistic beliefs about Libras and its users, reflecting linguistic attitudes in their speeches. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CLCH - Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociolinguística Educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Variação Linguística da Libras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cursos de Letras-Libras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades Federais da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingüística, Letras e Artes - Lingüística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingüística, Letras e Artes - Lingüística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational Sociolinguistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguistic variation of Libras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Libras Letters courses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Federal Universities in the South Region | - |
Título: dc.title | A variação linguística nos cursos de Letras-Libras da Região Sul do Brasil: percepções e reflexões | - |
Título: dc.title | The Linguistic variation in the Libras Letters courses in the South Region of Brazil: insights and reflections | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: