Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vieira, Miguel Heitor Braga [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Marques, Bárbara Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Polato, Adriana Delmira Mendes | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Ana Carla da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:00:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:00:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11827 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978499 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O principal objetivo deste trabalho é analisar o tema da configuração das relações familiares nos romances Ribamar (21) e Uma Duas (211), escritos por José Castello e Eliane Brum, respectivamente Pretendemos, ainda, levar em consideração os aspectos intertextuais, metaliterários e estético-formais que as obras possibilitam, procurando estabelecer diálogo entre ambas Para tanto, a Dissertação está dividida em quatro capítulos No primeiro, de teor introdutório e panorâmico, procuramos estabelecer e localizar tendências da Literatura Brasileira Contemporânea, com base nos textos de Agamben (29), Dalcastagnè (212), Perrone-Moisés (216), Resende (28), Schøllhammer (211) e Sussekind (1985) Tencionamos, ainda, evidenciar a recorrência das relações familiares na literatura e justificar nosso critério de aproximação dos dois romances O segundo e o terceiro capítulo são dedicados ao corpus de análise do trabalho, em que levamos em consideração a fortuna crítica já existente e a análise estética-formal No caso de Ribamar, buscamos desenvolver reflexões ligadas à escrita e ao diálogo explícito da obra com os escritos de Franz Kafka No capítulo em que Uma Duas é o corpus de análise, atentamo-nos para a relação entre mãe e filha que teve o ato da escrita como ferramenta de desenvolvimento Por fim, o último capítulo consiste no diálogo entre as duas obras | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The main objective of this work is to analyse the theme of the configuration of family relations in the novels Ribamar (21) and Uma Duas (211), written by José Castello and Eliane Brum, respectively We also intend to take into consideration the intertextual, metalliterary and aesthetic-formal aspects that the works make possible, seeking to establish dialogue between them To this end, the dissertation is divided into four chapters In the first, with an introductory and panoramic content, we seek to establish and locate trends in Contemporary Brazilian Literature, based on the texts by Agamben (29), Dalcastagnè (212), Perrone-Moisés (216), Resende (28), Schøllhammer (211) and Sussekind (1985) We also intend to highlight the recurrence of family relationships in literature and justify our criteria for bringing the two novels together The second and third chapters are dedicated to the corpus of analysis of the work, in which we take into account the already existing critical fortune and the aesthetic-formal analysis In the case of Ribamar, we seek to develop reflections linked to writing and the explicit dialogue of the work with the writings of Franz Kafka In the chapter where Uma Duas is the corpus of analysis, we pay attention to the relationship between mother and daughter that had the act of writing as a tool for development Finally, the last chapter consists of the dialogue between the two works | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Letras | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ficção brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações com a família | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian fiction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Family relationships | - |
Palavras-chave: dc.subject | History and criticism | - |
Título: dc.title | Uma duas e Ribamar : tragédias greco-kafkianas de Eliane Brum e José Castello | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: