Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Doherty de | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lourdes Maria Werle de | - |
Autor(es): dc.creator | Becher, Luiz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:59:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:59:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10736 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978481 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar os conhecimentos de desenho mobilizados por alunos egressos do Curso Superior de Tecnologia em Materiais para Edificações, da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Campo Mourão), na resolução de problemas de seu cotidiano profissional Para a realização da pesquisa optamos por um grupo de alunos formado por 35 sujeitos egressos que já estão atuando no mercado de trabalho e retornaram à Universidade para cursar uma complementação de carga horária para obtenção do diploma de Técnico em Edificações Desse grupo, somente sete aceitaram participar da pesquisa Como buscávamos identificar os conhecimentos de desenho, elaboramos quatro problemas que envolveram atividades de desenho, de orçamento e de especificação de materiais, possibilitando ao egresso demonstrar conhecimentos quanto a representação gráfica de objetos Os problemas foram aplicados nos meses de maio e julho de 26 e durante a execução das tarefas observamos como o sujeito resolvia a questão e qual a forma de encaminhamento que dava ao problema, o que nos permitiu obter informações complementares Para a análise, primeiramente, denominamos cada sujeito como S1, S2 S7; na seqüência, classificamos as respostas de acordo com os campos conceituais: o código, a tecnologia e a geometria Realizada a análise, podemos inferir que quanto ao código, no projeto arquitetônico, os mesmos foram utilizados de forma satisfatória; já, no que se refere a tecnologia, muitos mostraram que não têm facilidade quando precisam utilizar os instrumentos tradicionais sobre a prancheta, demonstrando que têm maior afinidade com o computador, especialmente com o software AutoCAD Nos problemas que exigiram conhecimentos de geometria, pelo menos cinco dos alunos egressos demonstraram que sabem utilizar corretamente as fórmulas para cálculo de área de figuras, bem como realizar cálculos de volumes de sólidos geométricos, o que nos leva a concluir que esses egressos têm a possibilidade de serem acolhidos pelo mercado de trabalho Portanto, os alunos que participaram de nossa pesquisa, egressos da UTFPR, mobilizam conhecimentos relacionados ao desenho que facilitarão o desempenho de suas atividades profissionais | - |
Descrição: dc.description | Dissetação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present work has as objective to identify the knowledge of drawing mobilized by the pupils egresses of the Superior Course of Technology in Materials for Constructions, of the UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Campo Mourão), in the resolution of problems of its daily professional For the accomplishment of the research we opted for a group of pupils formed by 35 citizens egresses that already are acting in the work market and had returned to the University to attend workload complementation From this group, seven had only accepted to participate in the research As we searched to identify the drawing knowledge, we elaborated four problems that had involved activities of drawing, budget and specification of materials, making possible to the egress to demonstrate to knowledge related to the graphical object representation The problems were had been applied in the months of May and July of 26 and during the execution of the tasks we observed how the person sorted out the question and which guiding form that gave to the problem, what allowed us the to get complementary informations For the analysis, firstly, we called each citizen as S1, S2 S7; in the sequence, we classified the answers in accordance with the conceptual fields: the code, the technology and geometry Carried through the analysis, we can infer that related to the code, in the architectural project, the same ones had been used of satisfactory form; However, referring to technology, many showed that they do not have hability when they need to use the traditional instruments on the plane table, demonstrated that they have greater affinity with the computer, especially with AutoCAD software In the problems that demanded geometry knowledge, at least five of the pupils egresses they demonstrated that they know to correctly use formulas for calculation of area of figures, as well as carrying through calculations of volumes of geometric solids, what it makes us conclude that these egresses have the possibility to be received at the market work Therefore, the pupils who had participated of our research, egresses of the UTFPR, mobilize knowledge related to the drawing that will facilitate the performance of its professional activities | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ex-alunos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edificações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universities and colleges - Alumni and alumnae | - |
Palavras-chave: dc.subject | Building | - |
Título: dc.title | Conhecimentos de desenho mobilizados por alunos egressos do Curso Superior de Tecnologia em Materiais para Edificações | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: