Geometrias hiperbólica e esférica : uma proposta didática baseada na resolução de problemas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNatti, Paulo Laerte [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorSilva, Ana Lúcia da-
Autor(es): dc.contributorBrancher, Jacques Duílio-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Anna Barth Gimenes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:59:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:59:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12935-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978452-
Descrição: dc.descriptionResumo: A problemática que motivou a presente pesquisa foi: Como contribuir para que o ensino das geometrias hiperbólica e esférica possa ser efetivado no ensino médio, tendo em vista que apesar de ser um conteúdo presente nas diretrizes curriculares do estado do Paraná, não é abordado devido a diversos fatores, entre eles destaca-se a falta de material didático que aborde o conteúdo nesse nível de ensino O trabalho apresenta uma proposta didática, baseada na tendência metodológica Resolução de Problemas, como sugestão para a abordagem de tais geometrias com alunos do 3° ano do ensino médio Essa proposta busca comparar os principais conceitos da geometria euclidiana, geometria hiperbólica e geometria esférica, destacando suas principais semelhanças e diferenças, bem como onde cada uma dessas geometrias se aplica-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The problematic that motivated this research was: How to contribute to the teaching of hyperbolic and spherical geometries can be effected in high school, considering that despite being a content in the curriculum guidelines of the state of Paraná, this topic is not studied due to several factors, among them we highlight the lack of teaching materials that addresses the content at this level of education The paper presents an educational proposal, based on methodological tendency of Problem Solving, as suggestions for addressing such geometries to the 3rd year high school students This proposal seeks to compare the key concepts of Euclidean geometry, hyperbolic geometry and spherical geometry, emphasizing their main similarities and differences as well as where each of these geometries are applied-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado Profissional-
Relação: dc.relationMatemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria hiperbólica-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectHyperbolic geometry-
Palavras-chave: dc.subjectProblem solving-
Palavras-chave: dc.subjectEuclidian geometry-
Palavras-chave: dc.subjectGeometry - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Título: dc.titleGeometrias hiperbólica e esférica : uma proposta didática baseada na resolução de problemas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.