
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Karina Alessandra Pessôa da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pasquini, Regina Célia Guapo | - |
| Autor(es): dc.creator | Andrade, Fábio Junior de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:59:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:59:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14287 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978446 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho aborda a perspectiva para o ensino de Matemática por meio da Resolução de Problemas, sendo os problemas o ponta-pé inicial para o estudo de Sistemas de Equações Lineares, bem como os métodos de resolução mais comuns nas escolas de Ensino Médio (Regra de Cramer, Método de Gauss - Jordan e Método da Eliminação Gaussiana) A ideia principal defendida no presente trabalho é que: quando expostos a situações desafiadoras, os alunos sentem a necessidade de aprender novas técnicas e ferramentas matemáticas, que proporcionam o domínio de habilidades e competências que podem ser aplicadas situações do cotidiano Um problema motivador tem a finalidade de motivar os alunos nos estudos e na pesquisa sobre temas importantes para sua formação básica A necessidade de aprender um novo conteúdo deve partir dos próprios alunos, no momento em que forem colocados frente a uma situação que os desafie e motive Trata-se de uma proposta para o ensino de Sistemas de Equações Lineares mediado pela resolução de problemas Assim é apresentado um conjunto de problemas resolvidos e comentados, que constituem uma proposta para introduzir e desenvolver o conteúdo de Sistemas de Equações Lineares com alunos do Ensino Médio, tendo por base o referencial teórico que orienta o desenvolvimento do nosso trabalho | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This paper approaches a perspective in the math teaching by the Problems Solving, being them the beginning for the study of the linear equations systems, so as the most common solving methods in high schools (Cramer Rule, Gauss - Jordan Method and Gaussian Elimination Method) The main defended idea in the present work is: when exposed to challenging situations, the students feel the need of learning new mathematical techniques and tools, so that it can provide the mastery of skills and abilities that can be applied in daily situations A motivator problem has the goal of motivating the students in studies and researches about important topics for their basic formation The need of learning a new content must come from the students, when they are faced to a situation that challenges and motivates them It is a proposal for the teaching of linear equation systems mediated by problems solving This way, it is presented a set of solved and commented exercises, which consists in a proposal to introduce and develop the solving teaching of linear equation systems to high school students, having as a base the theoretical reference that guides the development of our work | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
| Relação: dc.relation | Matemática | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática (Ensino médio) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Equações lineares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sistemas lineares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linear equations | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linear systems | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
| Título: dc.title | Ensino de sistemas de equações lineares por meio da resolução de problemas | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: