Questões não-rotineiras : a produção escrita de alunos da graduação em matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorCury, Helena Noronha-
Autor(es): dc.contributorMelem, Vanderli Marino-
Autor(es): dc.contributorBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Vanessa Lucena Camargo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:59:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:59:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10539-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978406-
Descrição: dc.descriptionResumo: Tomando a avaliação como prática de investigação, este estudo analisa a produção escrita de alunos do Bacharelado e da Licenciatura em Matemática de uma universidade pública, em questões discursivas consideradas não-rotineiras nas aulas de Matemática A abordagem é predominantemente qualitativa de cunho interpretativo, tendo por base as orientações presentes na Análise de Conteúdo, o que permitiu verificar como esses alunos lidam com esse tipo de questão no que diz respeito à interpretação e uso que fazem das informações contidas nos enunciados, às estratégias mais utilizadas e ao conhecimento de conteúdos matemáticos que apresentam ao resolverem as questões Para tanto, considerou-se um processo de matematização envolvendo quatro fases: compreensão, estratégia, procedimento e resolução da questão A investigação aponta como pontos relevantes que: a maioria dos alunos utiliza-se de estratégias tipo escolares nas resoluções das questões; os alunos lidam bem com os algoritmos envolvidos nas estratégias escolhidas; tanto os alunos de Licenciatura quanto os de Bacharelado apresentam registros escritos que indicam um processo de matematização semelhante-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract:Considering evaluation an investigation practice, this study analyzes the written production of Math undergraduate students (Bachelor and Teaching Degrees) from a public university in non-routine discursive questions The approach is predominantly qualitative and interpretative, based on the guidelines put forward by the Content Analysis to verify how these students deal with these types of questions in regards to their interpretation and use of the information in the statements, their most used strategies and to the math content knowledge they trigger in solving these questionsThus a mathematization process involving four phases was considered: comprehension, strategy, procedure and question resolution The investigation highlights the following relevant points: most students use school-type strategies to answer the questions; they deal quite well with the algorithms involved in the chosen strategies; and students working towards their Bachelor Degree or Teaching Degree showed written records that indicate a similar mathematization process-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectProdução escrita em matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching - Study and teaching-
Título: dc.titleQuestões não-rotineiras : a produção escrita de alunos da graduação em matemática-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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