Pensar o Brasil : diálogos entre o cinema novo e a literatura brasileira

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarques, Bárbara Cristina [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorMartoni, Alex Sandro-
Autor(es): dc.contributorVieira, Miguel Heitor Braga-
Autor(es): dc.creatorKreuzberg, Ângela Caroline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:59:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:59:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12127-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978384-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente Dissertação parte de uma leitura dos filmes - Cinema Novo (196), de Joaquim Pedro Andrade, e Cinema Novo (216), de Eryk Rocha, tem o intuito de refletir sobre o filme-ensaio, bem como os percursos do cinema nacional em sua estreita relação com a literatura brasileira da década de 193, especialmente aquela de caráter regionalista O filme de Eryk Rocha reativa a potência de um cinema combativo às estéticas que pouco ou nada representavam a realidade bruta de um Brasil social e culturalmente desigual Muito do que se produziu no chamado Cinema Novo revolucionou o status performativo da linguagem fílmica e promoveu mudanças substanciais em sua forma de "pensar" as identidades nacionais Confrontar o filme de Rocha com o Cinema Novo, de Joaquim Pedro de Andrade, dá-se como chave de leitura para nossa reflexão em três frentes: o olhar permanente para a produção literária regionalista enquanto expressão histórica de um país assentado no mundo colonial e periférico; o debate estético a dar margem a um cinema de maior expressividade autoral; a perspectiva ensaística a dar contorno às tensões formais de um cinema experimental-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This dissertation starts from a reading of the movies Cinema Novo (196), by Joaquim Pedro Andrade, and Cinema Novo (216), by Eryk Rocha, in order to think over the courses of national cinema in its close relation with the Brazilian Literature of the 193’s, especially that one with regional traces Eryk Rocha’s movie arouses the potency of a cinema combating aesthetics that depicted little or nothing the brutal reality of a socially and culturally unequal country as Brazil Much of what was produced in the so-called cinemanovism revolutionized the performative status of the film language and put forward substantial changes in its way of “thinking” the national identity Confronting the Rocha’s movie with Cinema Novo by Joaquim Pedro Andrade is a key to our reflection in three fronts: a permanent view to the regional literary productions qua historical expression of a country settled in the colonialism and in its periphery condition; the aesthetic debate to give rise to a cinema of a larger authorial expressivity; the essayistic perspective to outline the formal tensions of an experimental cinema-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationLetras-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Letras-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectCinema novo-
Palavras-chave: dc.subjectCinema e literatura-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian literature-
Palavras-chave: dc.subjectNew cinema-
Palavras-chave: dc.subjectMotion pictures and literature-
Palavras-chave: dc.subjectBrazil-
Título: dc.titlePensar o Brasil : diálogos entre o cinema novo e a literatura brasileira-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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