Fração no ensino fundamental : uma análise de pesquisas realizadas entre 2010 e 2020

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSavioli, Angela Marta Pereira das Dores-
Autor(es): dc.contributorPolegatti, Geraldo Aparecido-
Autor(es): dc.contributorJesus, Marcelo Silva de-
Autor(es): dc.creatorCastilho, Giovana Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:59:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:59:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17180-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978372-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho, o objetivo foi verificar o que apresentam os resultados de algumas pesquisas realizadas com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental a fim de evidenciar seus conhecimentos a respeito do conceito de fração (ordinárias ou não) e suas interpretações: medida, número, operador, parte-todo, quociente e razão, segundo Kieren e Behr et al, que apontam a necessidade dessas interpretações para o ensino de fração. Essa pesquisa configurou-se do tipo bibliográfica e para a análise dos documentos, os dados foram analisados à luz da Análise do Conteúdo. Dessa forma, escolheu-se sete pesquisas que apresentam informações a respeito do conhecimento dos estudantes do Ensino Fundamental a respeito de fração. Dos resultados das pesquisas, identificou-se lacunas por parte dos estudantes a respeito do conceito de fração e suas interpretações. Entre as dificuldades, viu-se que os estudantes não compreendem nem a noção de inteiro, que é imprescindível para o domínio do conceito de fração. Além disso, seis dos sete trabalhos analisados apontaram que os estudantes não compreendem a fração como parte-todo, noção essencial para compreensão posterior das interpretações medida e número segundo Kieren.-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this research was to identify what some studies show about the concept of fraction and its interpretations: measure, number, operator, part-whole, quotient and rate, according to Kieren e Behr et al, that point out the necessity of these interpretations for the fraction instruction. This is a bibliographic study, and the documents were analyzed by Bardin’s Content Analysis. Therefore, there were chosen seven studies that showed the knowledge students have about the concept of fraction and its interpretations. The results showed that the students have difficulties concerning the concept of fraction and its interpretations. Among the difficulties, the students don’t comprehend even the notion of integer, essential to domain the fraction concept. Beyond that, six of seven studies showed that the students don’t comprehend fraction as part-whole, an essential notion to posterior comprehension of measure and number interpretations, according to Kieren.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCCE - Departamento de Matemática-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectConceito de fração-
Palavras-chave: dc.subjectInterpretações de fração-
Palavras-chave: dc.subjectDificuldade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFrações-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Exatas e da Terra - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectConcept of fraction-
Palavras-chave: dc.subjectFraction interpretations-
Palavras-chave: dc.subjectDifficulty-
Palavras-chave: dc.subjectElementary school - Teacher training-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectFractions-
Título: dc.titleFração no ensino fundamental : uma análise de pesquisas realizadas entre 2010 e 2020-
Título: dc.titleFraction in the elementary school : an analysis of studies realized between 2010 and 2020-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.