Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Savioli, Angela Marta Pereira das Dores | - |
Autor(es): dc.contributor | Polegatti, Geraldo Aparecido | - |
Autor(es): dc.contributor | Jesus, Marcelo Silva de | - |
Autor(es): dc.creator | Castilho, Giovana Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:59:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:59:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17180 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978372 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho, o objetivo foi verificar o que apresentam os resultados de algumas pesquisas realizadas com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental a fim de evidenciar seus conhecimentos a respeito do conceito de fração (ordinárias ou não) e suas interpretações: medida, número, operador, parte-todo, quociente e razão, segundo Kieren e Behr et al, que apontam a necessidade dessas interpretações para o ensino de fração. Essa pesquisa configurou-se do tipo bibliográfica e para a análise dos documentos, os dados foram analisados à luz da Análise do Conteúdo. Dessa forma, escolheu-se sete pesquisas que apresentam informações a respeito do conhecimento dos estudantes do Ensino Fundamental a respeito de fração. Dos resultados das pesquisas, identificou-se lacunas por parte dos estudantes a respeito do conceito de fração e suas interpretações. Entre as dificuldades, viu-se que os estudantes não compreendem nem a noção de inteiro, que é imprescindível para o domínio do conceito de fração. Além disso, seis dos sete trabalhos analisados apontaram que os estudantes não compreendem a fração como parte-todo, noção essencial para compreensão posterior das interpretações medida e número segundo Kieren. | - |
Descrição: dc.description | The aim of this research was to identify what some studies show about the concept of fraction and its interpretations: measure, number, operator, part-whole, quotient and rate, according to Kieren e Behr et al, that point out the necessity of these interpretations for the fraction instruction. This is a bibliographic study, and the documents were analyzed by Bardin’s Content Analysis. Therefore, there were chosen seven studies that showed the knowledge students have about the concept of fraction and its interpretations. The results showed that the students have difficulties concerning the concept of fraction and its interpretations. Among the difficulties, the students don’t comprehend even the notion of integer, essential to domain the fraction concept. Beyond that, six of seven studies showed that the students don’t comprehend fraction as part-whole, an essential notion to posterior comprehension of measure and number interpretations, according to Kieren. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CCE - Departamento de Matemática | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conceito de fração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interpretações de fração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dificuldade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Frações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concept of fraction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fraction interpretations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Difficulty | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elementary school - Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fractions | - |
Título: dc.title | Fração no ensino fundamental : uma análise de pesquisas realizadas entre 2010 e 2020 | - |
Título: dc.title | Fraction in the elementary school : an analysis of studies realized between 2010 and 2020 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: