Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Garnica, Antônio Vicente Marafioti | - |
Autor(es): dc.contributor | Buriasco, Regina Luzia Corio de | - |
Autor(es): dc.creator | Dantas, Sérgio Carrazedo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:59:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:59:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10854 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978338 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho de investigação teve como objetivo constituir uma disciplina de Filosofia da Matemática a partir da nossa produção de significados para a mesma, considerando as ações enunciativas de alunos egressos de um curso de Licenciatura em Matemática e da então professora de Filosofia da Matemática desses ex-alunos, bem como nossas leituras e reflexões A análise dos resíduos dessas ações enunciativas foi baseada na perspectiva de linguagem e comunicação apresentada no Modelo Teórico dos Campos Semânticos de Lins, partindo de uma leitura positiva dos mesmos A investigação permitiu que constituíssemos uma disciplina de Filosofia da Matemática tomando por base um perfil de licenciando descrito por Souza et al (1991 e 1995), em termos de liberdade de escolha de conteúdos e de metodologias, competência matemático-pedagógica para o exercício dessa liberdade, e compromisso político Na nossa produção de significado para uma disciplina de Filosofia da Matemática consideramos que na mesma devem oportunizadas atividades e discussões que tematizem os fundamentos filosóficos da Matemática; o cultivo da capacidade de reflexão filosófica sobre o conhecimento, sobre o conhecimento matemático e sobre a Matemática; a promoção de uma visão holística da Matemática e sua integração a conhecimentos de outras áreas e disciplinas | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matamática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present work of investigation had objective to build a discipline of Philosophy of Mathematics by means of our production of meanings for it, considering the graduate students enunciations of a course of Mathematics Teacher Education, the enunciations of professor of Philosophy of Mathematics their, and our reading and reflections The research nature is qualitative We realized a semi-structure interview, recorded in audio and after wrote out, to obtain our data The data analyze was based on language and communication perspective showed at Theoretical Model of Semantic Fields of Lins and based on positive reading The investigation allowed we built a Philosophy of Mathematic discipline by means of a student in-service profile describe in terms of freedom of choice of contents and methodologies, competence mathematical-pedagogical to exercise this freedom and politic engagement for not accept the Mathematics teaching failure 9 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Título: dc.title | Uma produção de significado para uma disciplina de filosofia da matemática na formação inicial do professor de matemática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: