Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Paulo Roberto [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Sheila Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Freire, Flávio Luis | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Juliana Dalcin | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:59:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:59:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9896 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978288 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo da pesquisa “Alfabetização e letramento: a poesia no meio do caminho” é investigar como o envolvimento em atividades com textos poéticos pode constituir uma ferramenta importante no processo de alfabetização de crianças entre 6 e 7 anos que se encontram no segundo ano do Ensino Fundamental De cunho qualitativo, a pesquisa classifica-se como pesquisa-ação e revisão bibliográfica Partimos da hipótese sobre a capacidade da poesia de auxiliar as crianças no processo de alfabetização, tendo em vista seu caráter humanizador Acreditamos no potencial da poesia para despertar o prazer da literatura na criança, auxiliando o processo de alfabetização para medrar-se de maneira mais contextualizada, pois ao mesmo tempo em que envolve as crianças, ludicamente, pode contribuir para despertar o gosto e o prazer por um contato com textos artísticos Tomamos por base a teoria sociointeracionista de Vygotsky na perspectiva do aprendizado como fruto da interação social, pois entendemos que o conhecimento é resultado da mediação entre quem aprende e quem ensina, na relação com o ambiente e do contexto social em que se convive A pesquisa fundamenta-se ainda nos referenciais teóricos dos estudos do letramento trazidos por Brian V Street, Magda Soares, Roxane Rojo, Angela B Kleiman, Graça Paulino, entre outros No que tange à poesia nos valemos, principalmente, das obras de Helder Pinheiro e Leo Cunha, que dirigem seu trabalho especialmente aos professores, ao discutirem o que é poesia, revelando seus encantos e sua relação com a escola Respaldamo-nos na concepção de literatura, trazida por Antônio Candido para compreender esse fenômeno tão importante na formação do sujeito-leitor Por fim, para a elaboração do caderno de atividades, fruto de toda essa pesquisa, procuramos demonstrar algumas possibilidades de trabalho com os textos poéticos em sala de aula, que proporcionam tanto ao professor como às crianças um encontro significativo e prazeroso com as poesias Nosso aporte compôs-se das obras de José Paulo Paes, Elias José, Cecília Meireles, Tatiana Belinky, entre outros | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The objective of the research “Literacy and literacy: poetry in the middle of the path” is to investigate how the involvement in activities with poetic texts can constitute an important tool in the literacy process of children between 6 and 7 years old who are in the second year of elementary school Of a qualitative nature, the research is classified as action research and bibliographic review We started from the hypothesis about the ability of poetry to assist children in the literacy process, in view of its humanizing character We believe in the potential of poetry to awaken the pleasure of literature in children, helping the literacy process to flourish in a more contextualized way, because while it involves children, playfully, it can contribute to awaken the pleasure and a contact with artistic texts We take Vygotsky's socio-interactionist theory as a basis for learning because of social interaction, as we understand that knowledge is the result of mediation between those who learn and those who teach, in relation to the environment and the social context in which they live The research is also based on the theoretical frameworks of literacy studies brought by Brian V Street, Magda Soares, Roxane Rojo, Angela B Kleiman, Graça Paulino, among others Regarding poetry, we use mainly the works of Helder Pinheiro and Leo Cunha, who direct their work especially to teachers, when discussing what poetry is, revealing its charms and its relationship with the school We support the conception of literature, brought by Antônio Candido to understand this phenomenon so important in the formation of the subject-reader Finally, for the preparation of the activity book, the result of all this research, we tried to demonstrate some possibilities of working with poetic texts in the classroom, which provide both the teacher and the children with a meaningful and pleasant encounter with poetry Our contribution was made up of the works of José Paulo Paes, Elias José, Cecília Meireles, Tatiana Belinky, among others | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Letras | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poesia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poetry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children's literature | - |
Título: dc.title | Alfabetização e letramento : a poesia no meio do caminho | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: