Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pires, Magna Natália Marin | - |
Autor(es): dc.contributor | Pasquini, Regina Célia Guapo | - |
Autor(es): dc.contributor | Baldini, Loreni Aparecida Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Avanzi, Daniel Luiz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:59:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:59:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18486 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978282 | - |
Descrição: dc.description | As tecnologias estão em constante evolução e se fazem presentes em quase todas as áreas de nossas vidas. Nesse contexto, a escola não pode ignorar essas inovações tecnológicas, mas deve aproveitá-las para enriquecer os processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Este estudo tem por objetivo discutir e apresentar uma proposta de ensino utilizando a lousa digital e o GeoGebra como ferramentas potenciais para o ensino de Geometria Espacial. Muitas instituições de ensino já estão equipadas com lousas digitais, no entanto, observa-se que poucos professores fazem uso efetivo dessa tecnologia, que muitas vezes acaba sendo subutilizada ou mesmo esquecida. Além disso, há uma escassez de materiais didáticos e recursos pedagógicos voltados para a utilização da lousa digital em sala de aula. Diante desse cenário, este trabalho apresenta algumas propostas para explorar o uso da lousa digital e do GeoGebra em sala de aula, trazendo ideias que podem servir como inspiração para o professor e tarefas que podem ser exploradas com os estudantes em sala de aula. A intenção é incentivar o uso dessa tecnologia. A elaboração desse trabalho permitiu reconhecer que a lousa digital e o GeoGebra são instrumentos que podem colaborar na construção de conceitos matemáticas, porém é necessário entender que a lousa digital ou qualquer outra tecnologia, por si só, não é solução para os desafios da educação e que é importante usá-las de forma estratégica e complementar e ainda que o professor continua sendo essencial para os processos de ensino e de aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | Technologies are constantly evolving and are present in almost all areas of our lives. In this context, the school cannot ignore these technological innovations, but must take advantage of them to enrich the teaching and learning processes of students. This study aims to discuss and present a teaching proposal using the digital whiteboard and GeoGebra as potential tools for the teaching of Spatial Geometry. Many educational institutions are already equipped with digital whiteboards, however, it is observed that few teachers make effective use of this technology, which often ends up being underused or even forgotten. In addition, there is a shortage of teaching materials and pedagogical resources aimed at the use of the digital whiteboard in the classroom. In view of this scenario, this work presents some proposals to explore the use of the digital whiteboard and GeoGebra in the classroom, bringing ideas that can serve as inspiration for the teacher and tasks that can be explored with students in the classroom. The intention is to encourage the use of this technology. The elaboration of this work allowed us to recognize that the digital whiteboard and GeoGebra are instruments that can collaborate in the construction of mathematical concepts, but it is necessary to understand that the digital whiteboard or any other technology, by itself, is not a solution to the challenges of education and that it is important to use them in a strategic and complementary way and that the teacher continues to be essential for the teaching and learning processes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CCE - Departamento de Matemática | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lousa Digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | GeoGebra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria Espacial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital Whiteboard | - |
Palavras-chave: dc.subject | GeoGebra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spatial Geometry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Título: dc.title | A lousa digital e o geogebra: uma proposta para o ensino de geometria espacial | - |
Título: dc.title | The Digital Whiteboard as a resource for teaching Spatial Geometry | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: