Conhecimentos mobilizados em um processo de formação continuada por uma professora que ensina matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorTrevisan, André Luis-
Autor(es): dc.contributorSavioli, Angela Marta Pereira das Dores-
Autor(es): dc.creatorGurniski Carniel, Ivvna-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:59:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:59:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14175-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978274-
Descrição: dc.descriptionResumo: No presente estudo, investigamos que conhecimentos são mobilizados por uma professora que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, desencadeados por uma proposta de formação continuada, com ênfase em tarefas matemáticas que tem o potencial para mobilizar o pensamento algébrico Para tanto, estivemos em contato com um grupo em formação continuada, formado pelas professoras e a coordenadora pedagógica de uma escola da cidade de Apucarana - PR, dentre as quais escolhemos uma professora para ser investigada Esta investigação constitui-se como uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo e os pressupostos teóricos envolvem a formação de professores, os conhecimentos específicos do professor e os tipos de pensamento algébrico Utilizamos como instrumentos para coleta de informações o diário de campo, gravações dos encontros do grupo e produções escritas da professora investigada Nossa pesquisa mostra que em um contexto de formação continuada é possível proporcionar ao professor momentos de reflexão acerca da Matemática e de sua prática letiva, colaborando com o desenvolvimento de potencialidades e a construção de novos saberes, articulados aos seus interesses, necessidades e seu contexto profissional As ações desenvolvidas na proposta de formação continuada, cenário da pesquisa, provocaram discussões e reflexões que nos permitiram identificar aspectos da prática letiva da professora investigada, de modo a caracterizar os conhecimentos mobilizados ao longo desse processo-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In the present study, we investigated what knowledge are mobilized by a teacher who teaches Mathematics in the first grades of elementary school, triggered by a proposal for continuing education, with emphasis on mathematical tasks that have the potential to mobilize the algebraic thinking Therefore, we have been in contact with a group of further education that was made up of the teachers and the pedagogical coordinator from a school in the city of Apucarana in Paraná Among all these teachers we chose one who would be investigated This is a qualitative research which also have interpretative characteristics and the theoretical assumptions involved the teachers’ education background, specific knowledge and the types of algebraic thinking We used a field journal, the group reunions’ recordings and the written productions of the teacher who was investigated as tools to collect information Our research shows that in a context of further education it is possible to provide the teacher moments to reflect about mathematics and its teaching practice, collaborating with the development of potentialities and the construction of new knowledge, connected with their interests, needs and the professional context The actions developed in the continuing education proposal, which is the scenario of this research, led to discussions and reflections that enabled us to identify teaching practice aspects of the teacher who was investigated in a way to characterize the knowledge mobilized during this process-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectÁlgebra-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectPractice teaching-
Palavras-chave: dc.subjectAlgebra-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics teachers - Mathematics teachers - Continuing education-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectOccupational training-
Título: dc.titleConhecimentos mobilizados em um processo de formação continuada por uma professora que ensina matemática-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.