
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Salvi, Rosana Figueiredo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lorencini Junior, Álvaro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lacey, Hugh | - |
| Autor(es): dc.contributor | Salvi, Rosana Figueiredo [Coorientadora] | - |
| Autor(es): dc.creator | Lucas, Lucken Bueno | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:59:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:59:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11954 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978254 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Inúmeros são os trabalhos que expõem uma diversidade de problemas no ensino de evolução biológica, em diferentes partes do mundo Além de problemas na compreensão desse conteúdo por parte de alunos e professores, diversas pesquisas apontam que muitos livros didáticos – repletos de divergências conceituais – prejudicam a compreensão dos fenômenos evolutivos Diante dessa problemática e reconhecendo o papel essencial desse assunto na formação científica dos estudantes, uma pergunta intrigou-nos: “A História e a Filosofia da Ciência podem colaborar na identificação e compreensão de questões axiológicas e epistemológicas relativas ao Darwinismo e a partir de então, contribuir para a investigação da construção de uma sequência didática que auxilie professores de Biologia do Nível Médio no ensino dessa temática?” Na busca por respostas, iniciamos uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, segundo aportes da Didática da Ciência e da Aprendizagem Significativa Crítica, cujas principais etapas compreendem um levantamento bibliográfico, uma reconstrução histórica do Darwinismo, a elaboração de uma sequência didática para o ensino de evolução e análise da mesma | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: There are several studies that expose a variety of problems in the teaching of biological evolution, in different parts of the world In addition to problems in understanding the content by students and teachers, several studies show that some textbooks - full of conceptual problems - affect the understanding of evolutionary phenomena Faced with this problem and recognizing the essential role of this subject in scientific formation of students, a question intrigued us: "The History and Philosophy of Science can assist in identification and understanding of axiological and epistemological issues on Darwinism and then, contribute to research the construction of a didactic sequence to help teachers of Biology at the High School in teaching this subject?” In the search for answers, we began an qualitative research of interpretative nature, based in Didactics of Science and Critical Meaningful Learning, whose main steps include a survey bibliography, a historical reconstruction of Darwinism, the development of a didactic sequence for teaching evolution and the analysis of it | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Evolução (Biologia) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Evolution (Biology) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Philosophy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biology | - |
| Título: dc.title | Contribuições axiológicas e epistemológicas ao ensino da teoria da evolução de Darwin | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: