Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Cláudia Cristina [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Gimenez, Telma Nunes | - |
Autor(es): dc.contributor | Tonelli, Juliana Reichert Assunção | - |
Autor(es): dc.creator | Contrera, Lígia Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:59:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:59:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13943 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978247 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O que motiva esta pesquisa é o interesse em contribuir para suavizar as lacunas encontradas na formação de professores de língua inglesa para crianças (LIC) (MAGALHÃES, 213; PICANÇO, 213; PIRES, 24; RINALDI, 26; 211; ROCHA, 21; SANTOS, 213; SILVA, ROCHA, TONELLI, 21; TONELLI, PÁDUA, OLIVEIRA, 217) Em atenção à oferta recorrente, e cada vez mais comum, do inglês nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de 1º ao 5º ano, apresento o relato da experiência de elaboração e pilotagem de um curso de formação continuada online de 3 horas, bem como as reformulações e proposta para sua segunda versão Ressalto que o principal desígnio desta oferta é estabelecer o diálogo entre as aproximações investigativas e a prática docente, por meio de reflexões acerca de princípios e ações sobre o ensino de língua inglesa para crianças (LIC) Após a pilotagem, verifiquei aspectos que motivaram a (re) elaboração da proposta, a ser pilotada no futuro Os cursistas salientaram a relevância das contribuições teóricas selecionadas, bem como da proposta do curso; contudo, apontaram a questão temporal como um obstáculo para realização dos módulos Como um dos resultados deste trabalho, elaborei uma segunda edição do produto educacional, dada a constatação da possibilidade de melhoria Ressalto que outro resultado positivo desta pesquisa recai no fato de contribuirmos, embora sutilmente, para a formação dos professores de inglês para crianças de Assis por meio do curso de formação (leituras, discussões, fóruns) Saliento que essa versão também contempla as observações feitas na qualificação pela banca examinadora Considerando a necessidade do desenvolvimento humanístico desde a mais tenra idade (CHAGURI, 21a; PICANÇO, 213), compreendo que estas foram ações para (re) significar as práticas e viabilizar a aproximação das instituições formadoras dos profissionais em exercício A segunda edição busca alcançar disposição e capacidade para análise pessoal, possivelmente favorecendo as crianças | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present research is based on the interest to contribute and fill to the gaps found on the formation of English teachers working with children (LIC) (MAGALHÃES, 213; PICANÇO, 213; 211; ROCHA, 21; SANTOS, 213; SILVA, ROCHA, TONELLI, 21; TONELLI, PÁDUA, OLIVEIRA, 217) Focusing on the recurrent and increasingly common offer of English for 1st and 5th graders, we present our remarks of the experience in elaborating a course The continuing study course offers an online format with 3 hours of reformulations and a proposed the second version We emphasize that the main goal of this study is to establish a dialogue between the investigative approaches and teaching practice, via reflections about principles and actions related to LIC After the feedback from the pilot study, we noticed aspects that called for a re-elaboration of the proposed study, a future new pilot study The subjects mentioned the significance of selected theoretical contributions, as well as the purpose of the course; in view of the deadlines insufficient for the completion of the modules As a result, we created a second edition of the educational product, given the need for adjustments for the betterment of the project We lay emphasis on the positive results from the research showing that its whether small contribution assists in the preparation of children’s English teachers in Assis via our courses tolls, such as readings, discussions, and forums Furthermore, that the version proposed also address the observations made by the qualification exam committee Considering the need of a humanistic development since infancy (CHAGURI, 21a; PICANÇO, 213) Noted that these were the action to find new meaning for the practices e facilitate how we reached the institutions and the professional in the study The new edition seeks to expand the possibilities for personal analysis, possibly then benefiting the children | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Letras Estrangeiras Modernas | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de inglês | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação permanente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | English teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | English language | - |
Título: dc.title | Curso online de formação continuada no ensino de língua inglesa para crianças : reflexões em busca de novas práticas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: