Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barros, Mirian Vizintim Fernandes [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Stipp, Nilza Aparecida Freres | - |
Autor(es): dc.contributor | Calzavara, Oswaldo | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Jerri Augusto da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:59:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:59:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10784 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978188 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Diferentes formas de apropriação dos recursos naturais alteraram e ainda alteram o meio ambiente, em prol da modernidade preconizada pela produção no sistema capitalista O processo de globalização (o avanço da técnica, da ciência e da informação) modifica as formas de uso do solo e conseqüentemente, cria tendências e novas formas de se auferir renda no meio rural No campo este processo deu gênese ao novo rural, funcionando como instrumento agregador de valores sentimentais, culturais, econômicos e ambientais Assim, o novo rural redimensiona o uso do solo e gera novas formas de utilização e não somente agrícola São formas variadas de uso, que vão desde loteamentos e condomínios residenciais fechados a pesque-pagues e turismo rural São atividades que preferencialmente, envolvem o contato direto com a natureza e fazem com que os produtores rurais venham a auferir renda, 'enxergando', assim, a necessidade de preservar o meio ambiente Estas novas funcionalidades criadas no espaço rural preconizam principalmente a 'volta às origens', o contato com a natureza e dão gênese a novas formas de ocupação e geração de renda no campo - a pluriatividade - sendo esta uma das saídas mais viáveis e possíveis para a sobrevivência e reprodução familiar no meio rural | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento | - |
Descrição: dc.description | Different forms of the use of natural resources have changed and still change the environment, in favor of the modernity praised by production in the capitalistic system The global process (the advance of techniques, science and information) change the forms of the use of soil and consequently, create tendencies and new forms to obtain profit in the rural area In the field this process give genesis to new rural, it functions as an agglutinative value of feelings, education, culture, economy, and environment Therefore, the new rural extended the use of soil and opened new forms of its utilization and not only agricultural These different forms of the use of soil vary from dividing the land to new house projects and residential closed condominiums to fishing farms (pesque-pagues) and rural tourism These activities that preferably involve direct contact with nature, make it possible for farmers to gain profit and realize the need to care for the environment These new functions created in the rural area praise mainly a return to the origins, the contact with nature and originated new forms of land occupation and farm income - the multi-activities - are one of the most feasible and possible ways for the survival and familiar reproduction in the rural area | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos naturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Uso do solo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human geography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environment | - |
Título: dc.title | Tendências do novo rural na Bacia do Ribeirão Cafezal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: