Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Marcos Rodrigues da [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Lorencini Junior, Álvaro | - |
Autor(es): dc.contributor | Barra, Eduardo Salles de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Cecília Helena Vechiatto dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:58:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:58:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10720 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978140 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo tem como principal objetivo analisar a história da ciência que está sendo apresentada nos livros didáticos de Biologia do ensino médio A proposta da inserção da história e filosofia da ciência (HFC) nos livros didáticos se baseia no princípio que, o livro didático, enquanto ferramenta acessível e utilizada tanto pelos professores quanto pelos alunos, é ainda muito útil Portanto, devido a sua ampla utilização e elemento fundamental pedagógico, o livro didático necessita ser de boa qualidade Desse modo, as nossas investigações partem dos seguintes questionamentos: a) A história da ciência está presente nos livros didáticos, como ela está sendo apresentada? b) A forma pela qual a história da ciência aparece nos livros didáticos é considerada adequada para um ensino de boa qualidade? c) Como a história da ciência vem sendo utilizada, uma vez que ela pode ser um excelente recurso pedagógico? Para responder essas questões, o presente estudo buscou auxílio nas idéias de um filósofo da ciência Thomas Kuhn, o qual serviu de alicerce para o desenvolvimento desta pesquisa Os subsídios que encontramos nos estudos de Kuhn foram reforçados por um estudioso em ensino de ciências, Michael Matthews Com esses dois referenciais teóricos, Kuhn e Matthews foi possível realizar um estudo de caso sobre a história da ciência nos livros didáticos Para a realização deste estudo de caso, analisamos 4 (quatro) livros didáticos de Biologia do ensino médio O assunto escolhido para a análise desta pesquisa foi o problema da origem da vida, pois é um assunto que se encontra na maioria dos livros didáticos e que também aborda dois paradigmas: abiogênese e biogênese Para esse estudo de caso, foi realizada uma associação entre as idéias dos nossos principais referenciais Kuhn e Matthews, com a reconstrução histórica do problema da origem da vida Estas associações foram convertidas em algumas categorias, a saber: linearidade; ciência normal; paradigma; quebra-cabeça e relação teoria/experimento A partir dos resultados obtidos procuramos mapear as formas pelas quais a história e a filosofia da ciência se encontram presentes nos livros didáticos, bem como o modo de sua estruturação | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática)- Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This study has as main objective to analyze the history of Science that is being presented in the text-books of Biology of the High School The proposal of the insertion of Science History and Philosophy in the text-books is based on the principle that the text-book, while accessible and utilized tool in such a way for the teachers as well as for the students, it is still very useful Therefore, due to its ample utilization and pedagogical basic element, the text-books needs to be of good quality In this manner, our investigations start on the following questionings: a) Is the Science History present on the text-books, as it is being presented? b) Is the way as the Science History appears on the text-books considered adequate for an education of good quality teaching? c) How has the Science History been utilized, once it can be an excellent pedagogical resource? To answer these questions, the present study searched help in the ideas of a Science philosopher Thomas Kuhn, who served as the foundation for the development of this research The subsidies we found in the Kuhn studies were reinforced by a studious on the Science Teaching, Michael Matthews With these two theoretical referentials, Kuhn and Matthews was possible to accomplish a case study about the Science History on the text-books For the achievement of this case study, we analyzed (4) four Biology text-books of the High School The subject chosen for the analyses of this research was the problem of the origin of life, therefore it is the found subject on the majority of text-books and that it also approaches two paradigms: abiogenesis and biogenesis For this study case was achieved an association between the ideas of our main referentials Kuhn and Matthews, with the historical reconstruction of the problem of the origin of life These associations were converted into some categories, as for: linearity; normal science; paradigm; puzzle and the relation theory/experiment From the obtained results we tried to map the ways which the Science History and Philosophy are present on the text-books, as well as the way of its structuring | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Philosophy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - History | - |
Título: dc.title | História e filosofia da ciência nos livros didáticos de biologia do ensino médio : análise do conteúdo sobre a origem da vida | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: