Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Asari, Alice Yatiyo [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Tsukamoto, Ruth Youko | - |
Autor(es): dc.contributor | Fraga, Nilson Cesar | - |
Autor(es): dc.creator | Ávila, Cibelle Tagawa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:58:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:58:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11209 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978136 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho é uma reflexão sobre o papel dos migrantes japoneses na formação do território em Assaí-PR, sendo que estes foram os pioneiros na ocupação do município e através da participação em todos os setores da sociedade, imprimiram sua identidade na comunidade A discussão foi pautada nos conceitos de território, territorialidade e identidade a partir da perspectiva de diversos autores, tendo como objeto de análise o município de Assaí e a cultura japonesa A partir disso, foi verificado a importância dos japoneses na formação socioeconômica do município e uma territorialidade de destaque Nas últimas décadas, várias mudanças em diversas escalas provocaram alterações nessa territorialidade japonesa, em que percebeu-se alterações no território assaiense, sendo que território japonês em Assaí já não é mais predominante, porém ainda tem relevância no cenário assaiense, imprimindo-lhe uma identidade própria | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Geografia | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This present work is a reflection of the role of migrants in the formation of Japanese territory in Assaí-PR, They were the pioneers in the occupation of the city and through participation in all sectors of society, they printed their identity in the community The discussion was based on the concepts of territory, territoriality and identity from the perspective of several authors, and object of analysis the city of Assaí and the Japanese culture From this it was verified the importance of socioeconomic background on the Japanese city and a prominent territoriality In recent decades, several changes in different scales led to changes that territoriality Japan, where it was perceived changes in the territory assaiense, being Japanese territory in Assaí is no longer dominant but still has relevance in the setting assaiense, giving it an identity | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Geografia | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia humana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Japoneses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidades e vilas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human geography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human territoriality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cities and towns | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Japanese - Identity | - |
Título: dc.title | Território e cultura japonesa : o caso de Assaí-PR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: