Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Baronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Alessandra Castilho F. da | - |
Autor(es): dc.contributor | Altino, Fabiane Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Antônio, Juliano Desiderato | - |
Autor(es): dc.contributor | Aguilera, Vanderci de Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Simm, Juliana Fogaça Sanches | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:58:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:58:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16705 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978135 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa adota como caminho teórico-metodológico as Tradições Discursivas, vertente da Linguística Histórica que permite compreender a historicidade dos textos, por meio da investigação das mudanças e permanências dos gêneros analisados Assim, tendo em vista esse viés teórico, objetivamos traçar o percurso histórico do gênero Carta de Leitor, evidenciando as mudanças e permanências nele presentes, bem como as influências exercidas na constituição do gênero Comentário de Leitor Online Diversas pesquisas têm constatado que o número de internautas aumenta a cada ano A Organização das Nações Unidas (ONU), por exemplo, a partir da publicação de um relatório produzido pela União Internacional de Telecomunicações, destacou que, em quinze anos, o número de usuários da Internet passou de 4 milhões para 3,2 bilhões Esse cenário leva à manifestação de novas necessidades comunicativas, como, por exemplo, o Comentário de Leitor Online, o qual, embora seja considerado um gênero novo, pode, conforme hipotetizamos, não apresentar somente inovações, mas também ser constituído por tradições discursivas já existentes, como as das Cartas de Leitores Para atingir os objetivos propostos, são investigados o seguinte corpus: a) 15 Cartas de Leitores do século XIX, do primeiro jornal do Paraná, O Dezenove de Dezembro; b) 25 Cartas de Leitores da Gazeta do Povo, jornal paranaense há mais tempo em circulação, constituindo documentos do século XX e XXI; e c) 16 Comentários de Leitores da versão digital da Gazeta do Povo Por meio desses documentos, são analisados: (i) a identificação e a temporalidade da Carta de Leitor e do Comentário de Leitor Online; (ii) a superestrutura desses gêneros; (iii) os aspectos pragmáticos que envolvem os documentos estudados; e (iv) as mudanças e permanências nas Cartas de Leitores e nos Comentários de Leitores Online Os resultados da pesquisa apontam que, entre os gêneros e períodos estudados, houve processos de mudanças, como, por exemplo, no que diz respeito à extensão dos textos e à estrutura composicional; algumas permanências, como é o caso dos propósitos comunicativos; e a retomada de alguns aspectos, como dos registros utilizados Por fim, esta pesquisa, além de traçar o percurso histórico dos gêneros estudados, delineando as identidades diacrônicas que os permeiam, busca contribuir para a disseminação dos estudos sobre as Tradições Discursivas no Paraná | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research adopts as a theoretical-methodological path the Discursive Traditions, part of Historical Linguistics that allows to understand the historicity of the texts, through the investigation of the changes and permanences of the analyzed genres Thus, in view of this theoretical bias, we aim to trace the historical course of the genre Reader’s Letter, highlighting the changes and the permanence in it as well as the influences it had on the Reader’s Comments genre Several researches have verified that the number of internet users have increased year after year Based on the publishing of a report from The International Telecommunication Union, The United Nations (UN) highlighted that in fifteen years’ time the number of internet users rose from 4 million to 32 billion This scenario creates new communicative needs like the Online Reader’s Comments which, as we have hypothesized, although considered a new genre it is able to both present innovations and be constituted by the existing discursive traditions, as those from the Reader’s Letters To fulfill the objectives of this study, we investigated the following corpus: a) 15 Reader’s Letters from the 19th century found in “O Dezenove de Dezembro” (The nineteenth of December) the first Paraná State’s newspaper; b) 25 Reader’s Letters from “Gazeta do Povo” (The People’s Gazette), the oldest newspaper in circulation in Paraná State which presents documents from the 2th and 21st century; and c) 16 Reader’s Comments from the online version of “Gazeta do Povo” (The People’s Gazette) In these documents we analyzed: (i) the identification, the frequency and the amount of the Reader’s Letters and the Online Reader’s Comments; (ii) the superstructure of these genres; (iii) the pragmatic aspects that involve the studied documents; and (iv) the changes and the permanence in Reader’s Letters and Online Reader’s Comments The results of the research point out that, among the genres and periods studied, there were processes of changes, as, for example, with respect to the extension of the texts and to the compositional structure; some stays, as is the case for communicative purposes; and the resumption of some aspects, such as the records used Finally, this research, besides tracing the historical course of the studied genres, outlining the diachronic identities that permeate them, seeks to contribute to the dissemination of studies on the Discursive Traditions in Paraná | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Doutorado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros discursivos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jornais brasileiros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reação crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian newspapers - History | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paraná | - |
Título: dc.title | Tradições discursivas no Paraná : permanências e mudanças do gênero "carta de leitor" ao "comentário de leitor online" | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: