Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Perfeito, Alba Maria [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Wielewicki, Vera Helena Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Gregório, Regina Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Carlos, Valeska Gracioso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:58:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:58:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10703 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978132 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Na área da Lingüística Aplicada e relacionada à Formação de Professores tem-se discutido a respeito de como ensinar a gramática em aulas de Língua Estrangeira Partindo da hipótese de que os professores têm dificuldade em abordar a gramática de forma contextualizada, o trabalho em pauta apresenta alguns resultados de uma pesquisa feita com alunos do quarto ano de Letras-Anglo da Universidade Estadual de Londrina sobre a concepção do ensino gramatical de tais alunos Nesse contexto, a pesquisa parte do pressuposto de o ensino gramatical não pode ser visto como ultrapassado e incapaz de estimular o ensino de língua estrangeira, contudo merece ser concebido de maneira diversa à abordagem tradicional Ensinar a gramática não pode ser sinônimo de ensinar uma língua, seja ela materna ou estrangeira Considerando que, hoje, a língua inglesa é a língua estrangeira mais abordada, seja em escolas públicas, ou em escolas privadas, torna-se de extrema relevância repensar em como ensiná-la Para efetuar a pesquisa, um questionário foi elaborado com o objetivo de captar como um recém formado está tratando a questão do ensino gramatical O questionário em questão, respondido por cinqüenta alunos dos períodos vespertino e noturno, foi composto de 16 questões, sendo 1 delas abertas A análise dos dados foi quantitativa e descritiva Por meio da análise, concluiu-se que muitos alunos ainda apresentam uma visão tradicional para o ensino da gramática, ainda que tenham embasamento teórico sobre o assunto A pesquisa revelou ainda uma forte insatisfação dos informantes em relação ao seu curso de formação e em relação ao ensino de Inglês | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In Applied Linguistics and Teaching Training area, how to teach grammar in foreign language classes has been a subject in many discussions Based on the hypothesis that teachers have difficulty to approach the contextual grammar, this thesis presents some results of a research done with students of the fourth year of an English Language Course of Londrina University about their conception of grammar teaching In this context, this research assumes that the grammar teaching cannot be seen as obsolete and unable to give to foreign language classes its stimulus, however, it deserves to be conceived differently from the traditional approach Teaching grammar cannot be the same as teaching a foreign language, or even a mother language Considering that nowadays English is the language best taught in public and private schools, it becomes relevant to rethink the way it should be thought Some questionnaires were elaborated with the objective to understand how these future teachers are dealing with the grammar teaching issue This questionnaire answered by 5 students from evening and night classes, was composed by 16 questions, which 1 of them were open-ended The data analysis was quantitative and descriptive Through the analysis we concluded that many of these students still present the traditional view of teaching grammar, although many of them present theoretical knowledge about the subject The research also revealed a strong dissatisfaction of the students towards their teacher’s education course | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | English language - Study and teaching | - |
Título: dc.title | A concepção do ensino gramatical dos alunos de inglês do 4º ano de letras anglo-portuguesas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: