
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cézar, Adelaide Caramuru [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Marta Dantas da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Aécio Flávio de | - |
| Autor(es): dc.creator | Rolim, Marina Ambrozio Galindo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:58:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:58:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12363 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978130 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho objetiva a análise do conto “A benfazeja”, de João Guimarães Rosa, publicado em Primeiras Estórias Em sentido mais estrito, evidencia a tentativa do narrador em dissociar a feiúra da Mula-Marmela da maldade que lhe é atribuída pela pequena comunidade onde se desenvolvem os fatos Deste modo, inicialmente, constitui referencial teórico específico acerca da feiúra, indicando a volubilidade como seu caráter essencial A seguir, apresenta modelos históricos, artísticos e filosóficos em torno do tema Do mesmo modo, propõe um recorte histórico que visa compreender com quais elementos a feiúra, que é desarmônica, imperfeita e repugnante, se torna um atrativo para a Arte e nela se realiza Noutro momento, o trabalho se dedica à observação do feio na obra de Guimarães Rosa, inventariando suas ocorrências, desde Sagarana até Tutaméia, e ratificando a importância deste elemento para a completude das narrativas do escritor mineiro Por fim, analisa o conto em questão, demonstrando um processo pelo qual se intenta provar que a existência da Marmela foi indispensável para a harmonia daquela comunidade, ratificando que, em sentido mais amplo, as coisas mais feias, aparentemente desprezíveis, possuem grande valor para o conjunto em que se inserem | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This work aims at the analysis of the short story “A benfazeja”, by João Guimarães Rosa, published in Primeiras Estórias In strict sense, shows the attempt of the narrator to decouple the ugliness of Mula-Marmela from the evilness which is attributed to her by the people from the community where the facts take place In this way, at the start, it builds the theoretical reference about the ugliness, indicating the fickleness as its main character As it follows, shows the historic, artistic and philosophical models of its theme In the same way, proposes a historical cut which intends to comprehend whit which elements the ugliness – not harmonic, not perfect and repulsive - becomes attractive to art and in it can exists In other moment, this work observes the ugly in the works of Guimarães Rosa, inventorying its occurrences, since Sagarana until Tutaméia, and ratifies the importance of this element to the totality of the narratives by the Brazilian author In the end, analyses the short story, demonstrating a process which wants to prove that the existence of Marmela was essential to the harmony of that place, reaffirming that, in a wider way, the ugly things, which are apparently despicable, has a great value for the entire object as its component | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Letras | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Contos brasileiros | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História e crítica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brazilian short stories | - |
| Palavras-chave: dc.subject | History and criticism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rosa, João Guimarães - 1908-1967 - Criticism and interpretation | - |
| Título: dc.title | Sob o sórdido desarrumo : A feiúra em A benfazeja | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: