Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cainelli, Marlene Rosa | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Ronaldo Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor | Ramos, Márcia Elisa Teté | - |
Autor(es): dc.contributor | Noda, Marisa | - |
Autor(es): dc.creator | Florindo, Paulo Henrique Rosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:58:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:58:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18280 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978096 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho analisou os processos de transição do 5° para o 6° ano no ensino fundamental da rede pública do Estado do Paraná, com ênfase no componente curricular de história e suas especificidades, na cidade de Londrina. A metodologia ligada à teoria fundamentada são apresentadas mostrando as ferramentas para as análises dos questionários. No primeiro capítulo, tratamos sobre Currículo, dialogando com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo do Estado do Paraná (CREP) e a Diretriz Curricular (DC) de Londrina. Assim, discutimos suas proximidades e afastamentos, ou seja, de não terem sido pensados levando em conta a transição do 5° para o 6° ano. No segundo capítulo, analisamos o material do “Educa Juntos”, um documento que demonstra como o Estado do Paraná vem pensando a transição escolar, logo após pensamos o sistema de ensino de Londrina e suas especificidades através de dados fornecidos pela SEED e pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina. No terceiro capítulo, após o diálogo sobre a Educação Histórica enquanto campo teórico que orienta as ações no ensino de história, sua importância e relevância, apresentamos os documentos orientadores do currículo em nível estadual e municipal, bem como os questionários que dão voz a nossos educadores, abordando suas visões, conhecimentos e proposições, que entendemos como narrativas sobre a transição e como desenvolvem este processo | - |
Descrição: dc.description | This work analyzed the transition processes from the 5th to the 6th year in public elementary education in the State of Paraná, with an emphasis on the history curricular component and its specificities, in the city of Londrina. The methodology linked to grounded theory is presented, showing the tools for analyzing the questionnaires. In the first chapter, we address the curriculum, dialoguing with the National Common Curricular Base (BNCC), the Curriculum of the State of Paraná (CREP), and the Curricular Guideline (DC) of Londrina. We discussed their proximities and distances, noting that they were not developed with the transition from the 5th to the 6th year in mind. In the second chapter, we analyze the material from "Educa Juntos," a document that demonstrates how the State of Paraná has been considering school transition. We then examine the Londrina education system and its specificities through data provided by SEED and the Municipal Secretariat of Education of Londrina. In the third chapter, after discussing Historical Education as a theoretical field that guides actions in teaching history, its importance, and relevance, we present the guiding documents of the curriculum at the state and municipal levels. Additionally, we include the questionnaires that give voice to our educators, addressing their visions, knowledge, and propositions, which we understand as narratives about the transition and how they develop this process | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CLCH - Departamento de História | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transição escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Histórica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | História social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - História | - |
Palavras-chave: dc.subject | School Transition | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fundamental Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historical Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum - Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elementary Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social history | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Título: dc.title | A transição escolar do 5º para o 6º ano no ensino fundamental: um olhar sobre o componente curricular de história | - |
Título: dc.title | The Transition from 5th to 6th Grade in Elementary Education: a look at the history curriculum component | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: