A transição escolar do 5º para o 6º ano no ensino fundamental: um olhar sobre o componente curricular de história

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCainelli, Marlene Rosa-
Autor(es): dc.contributorAlves, Ronaldo Cardoso-
Autor(es): dc.contributorRamos, Márcia Elisa Teté-
Autor(es): dc.contributorNoda, Marisa-
Autor(es): dc.creatorFlorindo, Paulo Henrique Rosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:58:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:58:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18280-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978096-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho analisou os processos de transição do 5° para o 6° ano no ensino fundamental da rede pública do Estado do Paraná, com ênfase no componente curricular de história e suas especificidades, na cidade de Londrina. A metodologia ligada à teoria fundamentada são apresentadas mostrando as ferramentas para as análises dos questionários. No primeiro capítulo, tratamos sobre Currículo, dialogando com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo do Estado do Paraná (CREP) e a Diretriz Curricular (DC) de Londrina. Assim, discutimos suas proximidades e afastamentos, ou seja, de não terem sido pensados levando em conta a transição do 5° para o 6° ano. No segundo capítulo, analisamos o material do “Educa Juntos”, um documento que demonstra como o Estado do Paraná vem pensando a transição escolar, logo após pensamos o sistema de ensino de Londrina e suas especificidades através de dados fornecidos pela SEED e pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina. No terceiro capítulo, após o diálogo sobre a Educação Histórica enquanto campo teórico que orienta as ações no ensino de história, sua importância e relevância, apresentamos os documentos orientadores do currículo em nível estadual e municipal, bem como os questionários que dão voz a nossos educadores, abordando suas visões, conhecimentos e proposições, que entendemos como narrativas sobre a transição e como desenvolvem este processo-
Descrição: dc.descriptionThis work analyzed the transition processes from the 5th to the 6th year in public elementary education in the State of Paraná, with an emphasis on the history curricular component and its specificities, in the city of Londrina. The methodology linked to grounded theory is presented, showing the tools for analyzing the questionnaires. In the first chapter, we address the curriculum, dialoguing with the National Common Curricular Base (BNCC), the Curriculum of the State of Paraná (CREP), and the Curricular Guideline (DC) of Londrina. We discussed their proximities and distances, noting that they were not developed with the transition from the 5th to the 6th year in mind. In the second chapter, we analyze the material from "Educa Juntos," a document that demonstrates how the State of Paraná has been considering school transition. We then examine the Londrina education system and its specificities through data provided by SEED and the Municipal Secretariat of Education of Londrina. In the third chapter, after discussing Historical Education as a theoretical field that guides actions in teaching history, its importance, and relevance, we present the guiding documents of the curriculum at the state and municipal levels. Additionally, we include the questionnaires that give voice to our educators, addressing their visions, knowledge, and propositions, which we understand as narratives about the transition and how they develop this process-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCLCH - Departamento de História-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em História Social-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectTransição escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Histórica-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectHistória social-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - História-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - História-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Transition-
Palavras-chave: dc.subjectFundamental Education-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical Education-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum - Education-
Palavras-chave: dc.subjectElementary Education-
Palavras-chave: dc.subjectSocial history-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Título: dc.titleA transição escolar do 5º para o 6º ano no ensino fundamental: um olhar sobre o componente curricular de história-
Título: dc.titleThe Transition from 5th to 6th Grade in Elementary Education: a look at the history curriculum component-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.