Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vasconcellos, Maura Maria Morita [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Brito, Gláucia da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Franco, Sandra Aparecida Pires | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Daiene de Cássia Souza da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:58:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:58:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15263 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978093 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho de pesquisa está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Londrina, inserido na Linha de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas – Formação de Professores e consistiu na análise da contribuição do Estágio de Docência na Pós-Graduação stricto sensu para formação do professor do Ensino Superior Teve como problema a seguinte questão: Quais as contribuições do Estágio de Docência para formação do professor do Ensino Superior em uma universidade pública? O objetivo geral foi analisar a contribuição do Estágio de Docência para a formação dos pós-graduandos dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu, destacando ações, que colocassem em evidência a valorização da docência neste processo Especificamente pretendeu: (a) identificar aspectos relevantes da perspectiva dos pós-graduandos, professores e coordenadores dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu sobre o Estágio de Docência e sua contribuição na formação para a docência e (b) analisar, com base na literatura, a perspectiva dos pós-graduandos, professores e coordenadores consultados relativamente ao Estágio de Docência como proposta e ação formativa para a docência no Ensino Superior A pesquisa realizada pode ser caracterizada como de natureza qualitativa e como um estudo exploratório descritivo Os participantes desta pesquisa foram pós-graduandos em formação, coordenadores e professores de cinco Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Estadual de Londrina que foram consultados por meio de questionários e entrevistas Os resultados obtidos nos permitem considerar que: (ii) as avaliações dos Programas, as exigências de produtividade e as demandas próprias da pesquisa absorvem todos os envolvidos e são fatores que comprometem uma dedicação maior às questões da docência; (ii) o Estágio de Docência, embora contribua para a Formação Docente quando realizado com planejamento da disciplina e orientação adequada, precisa ainda ser mais bem sistematizado e estruturado, proporcionando, assim, um momento de aprendizagem aproximando teoria e prática, aspectos esses destacados pelos participantes da pesquisa | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research is connected to the Program of Graduate Stricto Sensu in Education of the State University of Londrina, inserted in Teaching Research Area: Knowledge and Practices - Teacher Education and consisted of the analyses of the Teaching Stage contribution Graduate Stricto Sensu for Higher Education Teacher Training The problem for this research was: Which are the Teaching Stage contributions to the formation of the Higher Education Teacher at the public university? The general objective was to analyze the Teaching Stage contributions for postgraduate students’ education of the Graduate stricto sensu Programs, highlighting actions that focused on the teaching recognition in this process It’s specifically aimed to: (a) identify relevant aspects from the perspective of postgraduate students, teachers and coordinators of Graduate Stricto Sensu Programs concerning the Teaching Stage and it’s contribution to the teachers’ education and (b) analyze, based on the literature, the prospect of postgraduate students, teachers and coordinators consulted relatively to the Teaching Stage as a proposal and educational action for teaching in Higher Education The research can be characterized as qualitative and as a descriptive exploratory study The participants of this research were postgraduate students in training, coordinators and teachers from five Graduate Stricto Sensu Programs of the State University of Londrina who were consulted by questionnaires and interviews The results enable us to consider that the Program evaluations, the productivity requirements and the research demands absorb all involved and, are factors the compromise a greater dedication to teaching issues and the Teaching Stage should be further systematized and structured but, even so, contributes to the Teacher Training if accomplished with planning discipline and proper orientation providing a learning moment approaching theory and practice, which were highlighted by the research participants | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores universitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estágios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | College teachers | - |
Título: dc.title | Docência universitária e formação pedagógica : o estágio de docência na pós-graduação stricto sensu | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: