Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gregório, Regina Maria [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Perfeito, Alba Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Zanini, Marilurdes | - |
Autor(es): dc.creator | Camillo, Luciana Cristina Vargas da Cruz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:58:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:58:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11090 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978074 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Em busca de um sujeito ativo, de um leitor crítico, da valorização das práticas discursivas, da gramática como um recurso e não como o objeto de ensino da Língua Portuguesa (LP), e tantos outros olhares diferentes para o ensino/aprendizagem de LP, surge a necessidade de (re)pensar a formação do professor, visto que mudam as concepções, mas nem sempre elas se concretizam na sala de aula Devido a tais preocupações, buscou-se um objeto de pesquisa que visasse à formação docente Essa busca deparou-se com o Projeto Folhas – cujos objetivos são a produção de material didático (elaborado por professores) e a formação continuada do professor A pesquisa em tela tem como foco principal verificar como o ensino de Língua Portuguesa é conduzido pelos professores/autores de Folhas em suas produções didáticas Como objetivos específicos, observou-se como o professor realiza o trabalho didático dos conhecimentos lingüísticos com seus alunos, analisou-se também a concepção de linguagem subjacente em cada Folhas selecionado e, por fim, o processo de interação que acontece entre validador do projeto e autor Este estudo se realizou com base nos pressupostos teóricos da Lingüística Aplicada (nas linhas de ensino/aprendizagem de língua e formação docente - produção de programas e materiais de ensino) O corpus para análise foi coletado nos textos produzidos pelos professores/autores dos Folhas da região norte do Paraná e nas validações dos respectivos textos A pesquisa tem caráter qualitativo-interpretativo Os resultados apontam que os professores/autores de Folhas têm dificuldades de trabalhar com a prática de análise lingüística a partir da leitura e/ou da produção de textos Em alguns discursos dos Folhas, há um “querer” mudar a forma de abordar o ensino, mas, no encaminhamento e na elaboração das atividades, esse discurso não se concretiza Os resultados pretendem colaborar com a formação continuada de professores referente ao ensino/aprendizagem de LP | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The purpose of this study is the searching of an active subject, as a critical reader of the discursive practices valorization, of the grammar as a resource and not as the object of the Portuguese teaching/learning It appears as the need of (re)think the teacher’s professional development, because the conceptions are being changed, but they do not always take place in the classroom Due to such concerns, an investigation’s object was inquired to request the teacher’s professional development This research is concerned about the “Folhas Project”, whose objectives are the didactic material’s production elaborated by public school’s teachers and their ongoing professional development The present research has as the main focus to verify how Portuguese teaching is led by “Folhas” teachers/authors, in their didactic production Three specific objectives were observed, such as: how the teacher teaches the linguistics knowledge to the students; the analysis of the subjacent language’s conception in each selected “Folhas”; and at last, the interaction process that happens between the collaborator of the project and the author This study was based on the Applied Linguistics’ theoretical presuppositions (following the teaching/learning of language’s pattern and teachers’ development - production of teaching’s programs and materials) The analysis’ content was collected in the texts produced by the teachers, authors of “Folhas”, from north of Paraná and in their evaluation This research has a qualitative-interpretative purpose The results demonstrate that the teachers/authors have difficulties to work with the linguistic analysis-practice, from the reading or writing (text production) In some of the speeches of the “Folhas”, there is a ‘desire’ to change the way of the teaching’s approach, but it does not happen in the methodology and activities At this, the results collaborate with the ongoing professional development of the teachers regarding to Portuguese teaching/learning | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Título: dc.title | Projeto folhas : análise de materiais didáticos escritos por professores da rede pública do Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: