Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Galembeck, Paulo de Tarso | - |
Autor(es): dc.contributor | Cintra, Anna Maria Marques | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Rony Farto | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Esther Gomes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Vladimir | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de | - |
Autor(es): dc.creator | Machado, Rosemeri Passos Baltazar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:58:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:58:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-09-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17630 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978067 | - |
Descrição: dc.description | Ao se pensar no processo de elaboração do discurso, e na sua definição e classificação, surgem os questionamentos. Com relação ao humor (em específico ao discurso parodístico), os problemas não são muito diferentes. Não é de hoje que se percebe um crescente interesse em se trabalhar com o gênero humorístico, principalmente no que diz respeito ao processo pedagógico, especificamente ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Por meio do respaldo teórico de áreas como a Lingüística Textual, a Semiótica e a Análise do Discurso (sendo as duas últimas de linha francesa), buscar-se-ão, nesse trabalho, aspectos que auxiliem a descrição da organização, estrutura e funcionalidade do gênero parodístico. Em referência à primeira teoria citada, a Lingüística Textual, deve-se salientar que, ao trabalhar com o discurso, não se pode esquecer do nível textual, por isso a importância dos conhecimentos não só durante a elaboração como também no momento da recepção dos textos. Já a Semiótica, por se tratar de uma disciplina imanente, auxiliará os estudos referentes à organização e à estrutura da paródia e, a partir da análise discursiva, contribuirá no que diz respeito à caracterização desse gênero, principalmente no que tange os aspectos da ruptura e da continuidade. Finalmente, a A.D., pois a partir do momento em que qualquer unidade textual permita formular hipóteses consistentes sobre o que foi enunciado, poderá ser analisada segundo os princípios teóricos dessa disciplina. Como se pode notar, mais do que um meio, a linguagem é vista e tratada como um processo comunicativo e de interação, em que os aspectos histórico, social e cultural devem ser levados em consideração. Todo esse trabalho de caracterização do gênero parodístico é feito com base em produções paródicas, corpus organizado e montado durante aulas de Língua Portuguesa para acadêmicos do Curso de Letras, tanto de instituição pública como privada. As análises feitas com base nesse corpus demonstraram que, além do processo enunciativo de exclusão, detectado por meio de princípios pragmáticos, os aspectos caracterizadores mais importantes ao definir o gênero parodístico são a ruptura e a continuidade. | - |
Descrição: dc.description | When thinking about the process of discourse production, its definition and classification, many questions arise. In relation to humour (specifically to parodistic discourse), the problems are basically the same. In the last years there has been a noticeable increase in interest to work with humouristic gender, mainly in relation to the pedagogical process, specifically in Portuguese language learning-teaching. By means of the theoretical background of areas like Textual Linguistics, Semiotics and Discourse Analysis (the last two according to the French line), some aspects which help describing of the parodistic gender organization, structure and functionality will be presented in this work. In relation to the first theory, Textual Linguistics, it is necessary to mention that, when we work with discourse, we cannot forget the textual level, that is why the knowledge is not only important during the production of texts but also at the moment of their reception. Regarding Semiotics, it will help the studies making references to organization and to structure of parody and also, because of the discourse analysis, it will help defining this gender, mainly related to aspects of the rupture and of the continuity. Finally, since any textual unit allows for the formulation of consistent hypotheses about what was enunciated, DA can be analyzed according to such principles. As noticed, language is not only a means, it is usually treated as a communicative and interactive process, in which the historical, social and cultural aspects must be taken into consideration. All this parodistic discourse characterization was done based on parodics productions: a corpus gathered and organized during Portuguese Language lessons to graduation students of “Letras” (languages and linguistics) Course, from public and also private institutions. The analyses done based on this corpus show that, as well as the enunciative process of exclusion, detected by pragmatic principles, the most important characterizing aspects when defining the parodistic gender are the rupture and the continuity. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CLCH - Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero parodístico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Funcionalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ruptura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Continuidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingüística, Letras e Artes - Lingüística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingüística, Letras e Artes - Lingüística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parodistic gender | - |
Palavras-chave: dc.subject | Functionality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rupture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Continuity | - |
Título: dc.title | Discurso parodístico: a materialidade discursiva de um gênero de humor | - |
Título: dc.title | Parodistic Discourse: discourse materiality of a humour gender | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: