Patrimônio cultural no âmbito escolar no município de Primavera do Leste/MT (1990-2012) : entre a experiência e o institucional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartinez, Cláudia Eliane Parreiras Marques [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorCamargo, Célia Reis-
Autor(es): dc.contributorMolina, Ana Heloísa-
Autor(es): dc.creatorPitas, Janaina Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:58:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:58:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13696-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978043-
Descrição: dc.descriptionResumo: A partir da década de 198 ampliaram-se debates sobre a definição de Patrimônio Cultural entre os órgãos responsáveis pela sua preservação Nesta pesquisa, tais concepções são relacionadas ao espaço escolar, em duas escolas estaduais, no município de Primavera do Leste, Mato Grosso O cotidiano e as experiências destas comunidades escolares (alunos e educadores) são analisados por meio de questionários socioeconômico e cultural, entrevista e fotografias Consideramos a produção cultural alimentada por práticas de educadores e de alunos advindos de diferentes grupos étnicos e/ou culturais, de diversas regiões do Brasil Estas implicações estão pulverizadas nas práticas escolares, nos hábitos alimentares, nas danças, nas linguagens verbais, e são consideradas nas percepções de Patrimônio Cultural escolar A partir deste contexto investigamos no espaço escolar comparações referentes às noções de Patrimônio Cultural, elencando os apontamentos dos grupos que compõem as escolas em análise, e se existe uma relação direta entre o que foi estabelecido pelos órgãos responsáveis pelo Patrimônio e pela preservação cultural da sociedade no Brasil-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social-
Descrição: dc.descriptionAbstract: From the 198s on, there has been an increase in debates regarding the definition of Cultural Heritage among the agencies responsible for its preservation In this research, these concepts are related to the school environment, in two state schools in the town of Primavera do Leste, Mato Grosso The everyday experiences of these school communities (students and educators) were analyzed by the means of socioeconomic and cultural questionnaires, interviews and photographs The cultural production fueled by practices of educators and students coming from different ethnic and / or cultural backgrounds, from various regions of Brazil have been considered The implications are sprayed on school practices, eating habits, dances, in verbal language, and are considered as perceptions of schools’ Cultural Heritage In this context, we investigate comparisons of notions of Cultural Heritage, listing the notes from the groups that comprise the analyzed schools, and whether there is a direct relationship between what was established by agencies responsible for this inheritance, and the actual preservation of such cultural heritage and society in Brazil-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationHistória Social-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em História Social-
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio cultural-
Palavras-chave: dc.subjectMato Grosso-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMato Grosso-
Palavras-chave: dc.subjectMato Grosso-
Palavras-chave: dc.subjectCulture-
Palavras-chave: dc.subjectCultural property-
Palavras-chave: dc.subjectMato Grosso-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Título: dc.titlePatrimônio cultural no âmbito escolar no município de Primavera do Leste/MT (1990-2012) : entre a experiência e o institucional-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.