Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lorencini Junior, Álvaro [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Broietti, Fabiele Cristiane Dias | - |
Autor(es): dc.contributor | Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Vacheski, Géssica Mayara Otto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:58:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:58:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15714 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978040 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo tem como objetivo principal compreender o processo de formação docente de dois estudantes do curso de licenciatura em Química de uma Universidade Estadual Paranaense durante os estágios supervisionados e as suas reflexões no decorrer do planejamento, da execução e da avaliação das atividades, que compõem uma Sequência Didática sob o enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS) Para isso, utilizamos a autoscopia trifásica, a qual é um procedimento de coleta de dados que proporciona momentos de reflexão fazendo uso de vídeos, acompanhando os futuros professores durante as fases pré-ativa (planejamento), ativa (execução) e pós-ativa (avaliação da Sequência Didática) Os dados foram transcritos e analisados utilizando como metodologia de análise qualitativa a Análise Textual Discursiva, com o intuito de identificar os momentos de Alerta, Estruturação, Questionamento, Reestruturação e Planejamento (esquema da prática reflexiva proposta por Schön e adaptada por Clarke) e identificando as categorias que emergiram do texto e os conteúdos que compõem essas reflexões sobre o enfoque CTS e sobre outras concepções dos processos de ensino e de aprendizagem Na fase pré-ativa, identificamos concepções dos licenciandos que nos permitiram elaborar sete categorias, a saber: papel do professor nos processos de ensino e de aprendizagem; organização da Sequência Didática; relação entre o enfoque CTS e as estratégias de ensino; o aluno crítico e o juízo de valor; concepções sobre a abordagem CTS; conhecimento prévio x conhecimento científico; e avaliação Já na fase pós-ativa, identificamos momentos reflexivos por parte dos estudantes que indicam possíveis mudanças da prática educativa em ações futuras Consideramos que a perspectiva reflexiva de formação docente ajuda no planejamento de atividades sob o enfoque CTS e que um currículo formador baseado nas proposições CTS auxilia nas escolhas dos conteúdos, dos objetivos e da metodologia a serem utilizados nas atividades das aulas de Química da Educação Básica | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This study has main objective to understand the process in the teaching formation of two students of Chemistry from State University of Paraná during the supervisioned training and the reflection during the planning, execution and evaluation of activities that take part the Didactics Sequence in science, technology e society (STS) For this, we utilize the three-phase autoscopy that is a conduct of data collect that provide reflection moments using video and following the future teachers during the pre-active phase (planning), active (execution) and pos-active (evaluation of the Didactics Sequence) The data were transcribed and analysed utilizing the Discursive Textual Analyse as qualitative analyse metodology to identify the moments of Alert, Setup, Discussion, Resetup and Planning (reflexive practice proposed by Schön and adapted by Clarke) and identifying the categories that emerged from the text and the contents that compose these reflexions about the STS focus and other conceptions of teaching-learning process In the pre-active phase identifying the conceptions of future teachers that permitted to elaborate seven categories: teacher role in teaching-learning process; organization of Didactics Sequence; relation between the STS focus and teaching strategies; the critical student and value judgement; conceptions about the STS approach; previous knowledge x scientific knowledge and evaluation In the pos-active phase, we identify reflexive moments from students that indicate possible changes in the educative practice in future actions We consider that reflexive perspective in teaching formation help in planning activities in STS focus; and a curriculum based in STS propositions help in the choose of contents, objectives and methodology to be utilized in Chemistry classes in Basic Education | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência e tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science and technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Society | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | Atividades sob a perspectiva CTS na formação inicial de professores de química : implicações para o desenvolvimento profissional docente | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: