Uma proposta para o uso da história da ciência para a aprendizagem de conceitos físicos nas séries iniciais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBatista, Irinéa de Lourdes [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Anna Maria Pessoa de-
Autor(es): dc.contributorLaburú, Carlos Eduardo-
Autor(es): dc.creatorAraman, Eliane Maria de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:58:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:58:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10742-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978013-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta investigação, de caráter qualitativo, promoveu a integração de referenciais que corroborassem para a elaboração de uma abordagem histórico-pedagógica adequada às séries iniciais do Ensino Fundamental Os referenciais contemplam a necessidade da Alfabetização Científica já neste nível de ensino; a Aprendizagem Significativa por meio da implementação de atividades inovadoras em Ensino de Ciências; a elaboração de Mapas Conceituais para a avaliação da aprendizagem; e a construção de atividades que respeitem o estágio de desenvolvimento cognitivo das crianças O exemplar fenomenológico de interesse escolhido para essa investigação foi o Arco-Íris Elaboramos uma reconstrução dos principais episódios históricos necessários para a compreensão de alguns conceitos físicos presentes neste fenômeno A partir dos referenciais teóricos e do desenvolvimento histórico do fenômeno, construímos uma seqüência de atividades que foi aplicada em turmas de quarta série do Ensino Fundamental A avaliação do processo de aprendizagem deu-se por meio da elaboração, antes e após a aplicação da seqüência, de Mapas Conceituais pelos alunos envolvidos Nossas conclusões evidenciam que a construção de uma abordagem histórico-pedagógica para a aprendizagem de conceitos físicos nas séries iniciais é fértil, proporcionando bons resultados para aprendizagem desse nível de ensino-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This investigation, of qualitative character, promoted the integration of some references that corroborated for the elaboration of a historical-pedagogic approach adapted to the early years of Elementary School Those references contemplate the need of a Scientific Literacy, already in this level of education; the Significative Learning, which is given by the implementation of innovative activities in Science Teaching; the elaboration of Conceptual Maps to evaluate the learning; and the prosecution of activities that respect the period of children's cognitive development The phenomenological model chosen for this investigation is the rainbow We elaborated a reconstruction of the main historical episodes necessary for the understanding of some current physical concepts in this phenomenon Starting from the theoretical references and from the historical development of that phenomenon, we built a sequence of activities, which were applied in groups from the fourth level of Elementary School The learning process’ evaluation was done through the elaboration, before and after the sequence, of Conceptual Maps by the involved students Our conclusions evidence that the construction of a historical-pedagogic approach to physical concepts in the early schooldays is fertile and provides good results for that education level’s learning-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectCiências (Ensino fundamental)-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de conceitos-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectSciences-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics - Interdisciplinary approach to knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectConcept formation-
Palavras-chave: dc.subjectActive learning-
Título: dc.titleUma proposta para o uso da história da ciência para a aprendizagem de conceitos físicos nas séries iniciais do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.