
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.creator | Camargo, Aparecida Ramazotti de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:58:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:58:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13597 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977975 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo central deste estudo consiste em discutir as possibilidades de articulação entre o ensino de Geografia e o estudo de obras artísticas e literárias Os caminhos metodológicos que constituíram a pesquisa incluíram a discussão teórica sobre literatura e leitura como produção de sentidos, os caminhos da Geografia e da Literatura como disciplinas escolares, bem como a fragmentação do saber como um reflexo da corrente positivista ainda presente no meio educacional contemporâneo Tendo como escopo o trabalho com a interdisciplinaridade, propõe-se o estudo do romance de Domingos Pelegrini, intitulado O caso da chácara Chão, o qual integrou a proposta didática aplicada junto a alunos de um curso profissional de uma escola da rede estadual de ensino Os resultados da pesquisa permitem afirmar que, embora a interdisciplinaridade na prática esteja ainda muito distanciada de sua configuração ideal, emerge como caminho para a otimização das atividades que envolvam os conteúdos escolares Restou ainda comprovado que a preocupação com a leitura do espaço pressupõe uma análise do espaço escolar, suas mudanças e permanências, suas necessidades e suas obsolescências como instrumental do amanhã Desta forma, na medida em que os sujeitos promovam a leitura de mundo, na articulação entre os múltiplos espaços que o configuram, podem tomar consciência de seu papel, seu lugar e premência de ações em favor das coletividades nas quais estão inseridos, assumindo a posição de águias prontas a alçar voos cada vez mais ousados | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Geografia | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The aim of this study is to discuss the possibilities of coordination between the teaching of geography and the study of literary and artistic works The methodological research which were included theoretical discussion about literature and reading as production of meaning, the paths of Geography and Literature as school subjects, as well as the fragmentation of knowledge as a reflection of the current positivist still present in contemporary educational environment Having scoped the work with an interdisciplinary approach, we propose the study of novel Domingos Pellegrini, entitled The case of farm floor, which was part of the proposed didactic applied with students of a professional course of a state school education The survey results have revealed that, although interdisciplinarity in practice is still very distant from their ideal configuration, emerges as a way to optimize the activities involving the school curriculum It remained still proved that the concern with the reading of the space requires an examination of the school, its changes and continuities, their needs and obsolescence as a tool of tomorrow Thus, insofar as the subjects promote the reading world, the relationship between the multiple spaces that shape, can be made aware of their role, place and urgency of action in favor of the communities in which they fit, assuming the position eagle ready to boost flights become bolder | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Geografia | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia na literatura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Percepção geográfica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de conceitos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching - Environment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geography in literature | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach to knowledge | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Space perception - | - |
| Título: dc.title | Aproximações metodológicas entre a geografia e a literatura | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: