Fotografia digital e manipulação : um estudo da cobertura fotojornalística da Folha de S.Paulo na pandemia de Covid-19

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBoni, Paulo César-
Autor(es): dc.contributorBuzalaf, Márcia Neme-
Autor(es): dc.contributorHoffmann, Maria Luisa-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Viviane Claudia Vieira do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:58:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:58:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-26-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17785-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977962-
Descrição: dc.descriptionO que mais encanta os consumidores da fotografia é, ainda hoje, a possibilidade que ela carrega de apresentar a veracidade dos fatos. Por mais que o mito de que “se está na foto é verdade” tenha sido descontruído, essa ideia ainda permeia o imaginário popular e, dessa forma, causa forte impacto na sociedade. O fotojornalismo, assim como toda a imprensa, é responsável por fazer uma mediação entre os acontecimentos e as pessoas e, dessa forma, o fotojornalista e os veículos de imprensa para os quais trabalham são responsáveis pelos impactos positivos e negativos das imagens que produzem. Com a chegada da fotografia digital e a facilidade de manipulação proporcionada pelos softwares de edição, os casos de imagens alteradas digitalmente aumentaram absurdamente e, com isso, o descrédito dos leitores em relação às fotografias publicadas na imprensa passou a alimentar a narrativa de que as imagens mentem. Tudo se torna ainda mais grave com a popularização das fake news – expressão usada para designar o uso de notícias falsas com a intenção de deformar uma informação – e que estão sendo amplamente utilizadas para contrapor e desacreditar o trabalho da imprensa. Dessa forma, vislumbrando contribuir com a discussão, esta pesquisa realizou um estudo da cobertura fotojornalística da Folha de S.Paulo sobre a pandemia do novo coronovírus, com o objetivo de verificar se o jornal usou – ou não – fotografias manipuladas na referida cobertura, que pudessem deformar informações. Foram analisadas 16 imagens publicadas nas capas do mês de março de 2021, à luz da pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental e da desconstrução analítica.-
Descrição: dc.descriptionWhat most delights consumers of photography is the possibility it carries of presenting the truth of the facts, even today. As much as the myth “if it's in the picture it's true” has been deconstructed, this idea still permeates the popular imagination and, therefore, has a strong impact on society. As well as all the written press, photojournalism is responsible for mediating events and people and therefore, the photojournalist and the press vehicles which they work are responsible for the positive and negative impacts of the images they publish. With the arrival of digital photography and the ease of manipulation provided by editing softwares, cases of digitally altered images absurdly increased and consequently the disbelief of newspaper readers about photographs published in the press, and feeding the narrative that pictures are a lie. Everything becomes even more serious with popularization of fake news – an expression used to designate the use of unreliable news with the intention of distorting relevant information – and which are being widely used to oppose and discredit the work of the media press. So, aiming to contribute to the fake news discussion, this dissertation carried out a study of the photojournalistic coverage, during the pandemic, of the brazilian newspaper Folha de S.Paulo about the new coronavirus, with the objective of verifying whether the newspaper used – or not – manipulated pictures while covering the events, which may could distort the informations. Sixteen images published on the newspaper covers in the month of march 2021 were analyzed, using a bibliographic and documentary research and analytical deconstruction.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCECA - Departamento de Comunicação-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Comunicação-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectFotojornalismo digital-
Palavras-chave: dc.subjectManipulação de imagens-
Palavras-chave: dc.subjectFolha de S.Paulo-
Palavras-chave: dc.subjectDescontrução analítica-
Palavras-chave: dc.subjectCultura visual-
Palavras-chave: dc.subjectFotojornalismo-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia digital - Manipulação de imagens-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação visual-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Sociais Aplicadas - Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Sociais Aplicadas - Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectDigital photojournalism-
Palavras-chave: dc.subjectImages manipulation-
Palavras-chave: dc.subjectFolha de S.Paulo-
Palavras-chave: dc.subjectAnalytical deconstruction-
Palavras-chave: dc.subjectVisual culture-
Palavras-chave: dc.subjectPhotojournalism-
Palavras-chave: dc.subjectDigital photography-
Título: dc.titleFotografia digital e manipulação : um estudo da cobertura fotojornalística da Folha de S.Paulo na pandemia de Covid-19-
Título: dc.titleDigital photograph and manipulation : a study of the photojournalistic coverage of Folha de S. Paulo in Covid-19 pandemic-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.