Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Andréia Maria Pereira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Cirléia Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Paula, Enio Freire de | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Paulo Henrique | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Julio Cezar Rodrigues de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:58:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:58:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18345 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977944 | - |
Descrição: dc.description | A Identidade Profissional (IP) é uma temática emergente na área de formação de (futuros) professores e, particularmente, nos interessa investigar a IP de professores de matemática experientes. Nesta pesquisa, buscamos responder a seguinte questão: que ações da trajetória profissional de professores de matemática experientes promoveram o movimento de constituição de sua IP? Para tanto, foi realizada uma investigação qualitativa de cunho interpretativo cujo objetivo geral é analisar aspectos presentes na trajetória de professores experientes que promoveram o movimento de constituição de sua IP. Os quatro professores investigados foram selecionados para essa investigação por serem considerados professores experientes e por terem sido protagonistas dos casos multimídia. Os dados coletados consistiram em entrevistas semiestruturadas com cada um dos professores investigados a respeito de suas trajetórias profissionais, relatos de experiência que foram publicados e narrativas produzidas pelos quatro professores, especificando as suas participações como protagonistas nos casos multimídia e como eles lidaram com essa experiência. Os resultados evidenciaram que refletir sobre sua prática profissional e sobre a prática de outros professores, comprometer-se com a formação dos alunos, com a profissionalização e com a educação, atuar como protagonistas nos casos multimídia, defender e fundamentar suas crenças/concepções a respeito da prática do professor, receber o apoio e apoiar outros professores em processos formativos, e compreender conteúdos matemáticos e como ensiná-los representam ações da trajetória profissional de professores de matemática experientes promoveram o movimento de constituição de sua IP. Assim, concluímos que as ações apontadas nesta investigação podem ser consideradas na formulação de políticas públicas para a formação de (futuros) professores, uma vez que apresentam potencial para mobilizar a sua IP. | - |
Descrição: dc.description | Professional Identity (PI) is an emerging theme in the area of (future) teachers’ education, and we are particularly interested in investigating the PI of experienced mathematics teachers. In this research, we seek to answer the following question: what actions in the professional trajectory of experienced mathematics teachers promoted the movement of constitution of their PI? Therefore, a qualitative investigation of an interpretative nature was carried out, whose general objective is to analyze aspects present in the trajectory of experienced teachers which promoted the movement of constitution of their PI. The four experienced teachers investigated were selected for this investigation because they are considered experienced teachers and for having been protagonists of the multimedia cases. The data collected consisted of semi-structured interviews with each of the investigated teachers regarding their professional trajectories, experience reports that were published and narratives produced by the four teachers, specifying their participation as protagonists in the multimedia cases and how they dealt with this experience. The results showed that reflecting on their professional practice and on the practice of other teachers, committing to the education of the students, to professionalization and to the education, acting as protagonists in multimedia cases, defending and substantiating their beliefs/conceptions about the teacher's practice, receiving support and supporting other teachers in education processes, and understanding mathematical contents and how to teach them represent actions of the professional trajectory of experienced mathematics teachers that promoted the movement of constitution of their PI. Thus, we conclude that the actions pointed out in this investigation can be considered in the formulation of public policies for the education of (future) teachers, since they have the potential to mobilize their PI. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CCE - Departamento de Matemática | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de matemática experientes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experienced math teacher | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional practice | - |
Título: dc.title | Um estudo sobre o movimento de constituição da identidade profissional de professores de matemática experientes | - |
Título: dc.title | A study on the professional identity constitution movement of experienced mathematics teachers | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: