Análise do desenvolvimento de uma trajetória de ensino e aprendizagem para a construção dos números naturais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorLiboni Filho, Paulo Antonio-
Autor(es): dc.contributorVianna, Carlos Roberto-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lourdes Maria Werle de-
Autor(es): dc.contributorSilva, Gabriel dos Santos e-
Autor(es): dc.contributorBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]-
Autor(es): dc.creatorBardaçon, Ana Carolina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:58:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:58:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8565-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977914-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta Dissertação tem como objetivo analisar o desenvolvimento de uma trajetória de ensino e aprendizagem, fundamentada na Educação Matemática Realística, para a construção do conjunto dos Números Naturais Para isso, foi realizada uma análise, com base em uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo, de uma trajetória de ensino e aprendizagem desenvolvida em uma turma de 3º ano do curso de Licencia-tura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina Este trabalho se desen-volveu no contexto de uma disciplina de Análise Real e contou com a participação de 12 estudantes As análises mostraram que um trabalho com trajetória de ensino de aprendizagem traz contribuições para a formação do professor de matemática e para a dinâmica de sala de aula, por meio do favorecimento de aspectos da Educação Matemática Realística, dentre os mais destacados o princípio da atividade, da intera-tividade e o princípio de níveis-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This dissertation aims to analyze the development of a teaching-learning trajectory, based on Realistic Mathematics Education, for the construction of the set of Natural Numbers For this, an analysis was carried out, based on a qualitative approach of an interpretative nature, of a teaching-learning trajectory developed in a 3rd year class of graduation in Mathematics from the State University of Londrina This work took place in the context of the Real Analysis course and had the participation of 12 students The analyzes showed that a work with a teaching-learning trajectory brings contributions in the mathematics teacher education and in the dynamics of the classroom, by favoring aspects of Realistic Mathematics Education, among the most outstanding the principle of activity, interactivity and the principle of levels-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectNúmeros naturais-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectNumbers, Natural-
Título: dc.titleAnálise do desenvolvimento de uma trajetória de ensino e aprendizagem para a construção dos números naturais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.