Aprendizagem significativa conceitual, procedimental e atitudinal na educação alimentar e nutricional, no ensino fundamental, por meio de multiplicidade representacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLaburú, Carlos Eduardo [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorKlein, Tânia Aparecida da Silva-
Autor(es): dc.contributorZômpero, Andréia de Freitas-
Autor(es): dc.creatorFrasson, Fernanda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:57:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:57:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15226-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977907-
Descrição: dc.descriptionResumo: Reflexões acerca da Educação têm indicado a necessidade de criar uma escola voltada para a formação de cidadãos críticos e conscientes, atuantes na sociedade Ao analisar os Parâmetros Currículares Nacionas (PCN) para o ensino fundamental, concluímos que um dos temas relevantes para essa formação é a educação alimentar e nutricional, de forma que o conhecimento sobre nutrição e a conscientização da importância de uma alimentação mais saudável deve ter lugar na escola Para que alcance sucesso, a educação alimentar e nutricional deve se apoiar em teorias de aprendizagem Neste sentido, o objetivo de nossa pesquisa foi identificar a significação conceitual, procedimental e atitudinal sobre a temática alimentação e nutrição, construída simultaneamente por aprendizes, quando expostos a um ensino planejado sob o viés da multiplicidade representacional À vista deste objetivo, optamos pelo uso dos referenciais da Educação Alimentar e Nutricional, da Teoria da Aprendizagem Significativa, dos Conteúdos de Aprendizagem e da Multiplicidade Representacional, para a construção de uma metodologia de ensino e de avaliação que permita favorecer e reconhecer, respectivamente, tal aprendizagem A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental O estudo é qualitativo, do tipo análise de caso Os resultados do trabalho mostram que o ensino planejado com base na congregação dos referenciais teóricos permite que aprendizes alcancem aprendizado significativo integrado de conceitos, procedimentos e atitudes em educação alimentar e nutricional Perante o exposto, almejamos que este trabalho seja contribuinte para o ensino de Ciências, mesmo reconhecendo que possui condições de aperfeiçoamento por meio da continuidade da pesquisa-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Reflections on Education have indicated the need to create a school dedicated to the education of critical, conscious citizens, active in society By analyzing the National Curriculum Parameters (PCN) for the elementary school, we have concluded that one of the issues relevant to this training is food and nutrition education, so that knowledge about nutrition and awareness of the importance of a healthier diet must take place in school To reach success, food and nutrition education should be based on learning theories In this sense, the objective of our research was to identify the conceptual, procedural and attitudinal signification on the theme food and nutrition, which was simultaneously built by apprentices when exposed to a teaching planned under the bias of representational multiplicity In view of this goal, we chose to use reference texts on Food and Nutrition Education, Theory of Meaningful Learning, the Learning Content and Representational Multiplicity, to build a teaching and evaluation methodology that respectively encourage and recognize such learning The survey was conducted in a primary school This work is methodologically based on qualitative case study The results of the study show that teaching plan based on the association of such theoretical frameworks allows learners achieve integrated significant learning concepts, procedures and attitudes on food and nutrition education Given the above, we wish that this work contributes to the teaching of Science, even recognizing that it needs improvement by continuing this research-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectHábitos alimentares-
Palavras-chave: dc.subjectLevantamentos nutricionais-
Palavras-chave: dc.subjectConceitos-
Palavras-chave: dc.subjectScience-
Palavras-chave: dc.subjectFood habits-
Palavras-chave: dc.subjectFood consumption surveys-
Palavras-chave: dc.subjectConcept maps-
Palavras-chave: dc.subjectPsychology of learning-
Palavras-chave: dc.subjectConcepts-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Título: dc.titleAprendizagem significativa conceitual, procedimental e atitudinal na educação alimentar e nutricional, no ensino fundamental, por meio de multiplicidade representacional-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.