As representações de Diocleciano (284-305 d.C.) e Constantino (307-337 d.C.) na produção textual pagã e cristã tardo antiga

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSelvatici, Monica [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorBakos, Margaret Marchiori-
Autor(es): dc.contributorVenturini, Renata Lopes Biazotto-
Autor(es): dc.creatorAssumpção, Murilo Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:57:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:57:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12290-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977882-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo geral dessa Dissertação é apresentar algumas representações dos imperadores Diocleciano (284-35 d C), que empreende a “Grande Perseguição” (33-311 d C) contra os cristãos, e Constantino (37-337 d C), que protege e favorece o cristianismo, as quais encontramos na produção textual pagã tardo antiga (o “Panegírico de Constantino”, de um orador anônimo; o “Breviário Desde a Fundação de Roma”, de Eutrópio; o “Livro dos Césares”, de Aurélio Vitor; a “Nova História”, de Zózimo) e na produção textual cristã tardo antiga (“Sobre a Morte dos Perseguidores”, de Lactâncio; a “História Eclesiástica”, de Eusébio de Cesaréia) que utilizamos como fonte nessa pesquisa Também utilizamos nesse trabalho os conceitos de representação, lugar social, Dominato, Antiguidade Tardia, religio licita e alguns procedimentos analíticos específicos de um documento antigo e escrito salientados por Pedro Paulo Abreu Funari (23)-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The general objective of this dissertation is to present some representations of the emperors Diocletian (284-35 A D), who undertook the “Great Persecution” (33-311 A D) against christians, and Constantine (37-337 A D), which protects and favors christianity, which we find in late pagan textual production (the “Panegyric of Constantine” by an anonymous speaker; the “Breviarivm ab Vrb Condita” by Eutropius; the “Liber de Caesaribus” by Aurelius Victor; the “New History” by Zosimus) and in late christian textual production (“De Mortibus Persecutorum” by Lactantius; the “Ecclesiastical History” by Eusebius of Caesarea) that we will use in this research We will also use in this work the concepts of representation, social place, Dominato, Late Antiquity, religio licita and some analytical procedures specific to an old and written document highlighted by Pedro Paulo Abreu Funari (23)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationHistória Social-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em História Social-
Palavras-chave: dc.subjectHistória social-
Palavras-chave: dc.subjectCristianismo-
Palavras-chave: dc.subjectPaganismo-
Palavras-chave: dc.subjectSocial history-
Palavras-chave: dc.subjectChristianity-
Título: dc.titleAs representações de Diocleciano (284-305 d.C.) e Constantino (307-337 d.C.) na produção textual pagã e cristã tardo antiga-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.