Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bortolin, Sueli [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Molina, Letícia Gorri | - |
Autor(es): dc.contributor | Paiva, Simone Borges | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Andreza Alves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:57:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:57:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16162 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977873 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O termo memória vem sendo aplicado e estudado em várias áreas do conhecimento como História, Psicologia, Sociologia, entre outras, e, além disso nossa vida é centrada na memória, nas nossas lembranças, nos nossos sentimentos, nas nossas emoções e vivências, os quais são alicerces para o nosso dia a dia O presente trabalho discorre sobre a Memória Institucional, cujo objetivo foi resgatar a memória do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina por meio de seus eventos científicos: Encontro Londrinense de Biblioteconomia e Documentação e Secin sendo possível categorizar os dados dos documentos históricos do referido Departamento, verificar como é realizada a guarda, a organização e a preservação dos documentos do dois eventos, destacando assim a importância da Memória Institucional A pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva com abordagem qualitativa e a metodologia é a de delineamento documental, com base na coleta, leitura e análise de documentos, dentre eles atas, relatórios, projetos, prospectos, cds e demais registros oficiais Para complementar essa pesquisa, fez-se uso da técnica do grupo de foco e da entrevista semiestruturada, com a seleção apenas dos coordenadores de cada edição do Secin É destacável que as duas últimas técnicas propiciaram a obtenção de informações das edições que não se encontravam descritas nos documentos por sua natureza pessoal Na Vozes nos Documentos, apresentamos os resultados obtidos com a pesquisa documental, assim como sua síntese, e na Vozes do Grupo de Foco e entrevista semiestruturada, apresentamos os resultados obtidos com a união das duas técnicas de coleta de dados que utlizamos no decorrer da pesquisa Concluí-se que essa pesquisa permitiu evidenciar parte do caminho percorrido pelo Departamento de Ciência da Informação, bem como, conhecer as mudanças e as conquistas no decorrer dos anos Faz-se enfática a importância da disponibilidade digital dos documentos ao acesso para que a Instituição continue destacando seus valores, cumprindo sua missão e alcançando diariamente seus objetivos Por fim, sugere-se a criação de um banco de dados digital para que a Instituição preserve e torne acessível a memória de seus eventos | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The term memory has been applied and studied in several areas of knowledge such as History, Psychology, Sociology, among others, and in addition our life is centered in memory, in our memories, in our feelings, in our emotions and experiences, which Are foundations for our day to day life The present work deals with the Institutional Memory, whose objective was to retrieve the memory of the Department of Information Science of the State University of Londrina through its scientific events: London Meeting of Library Science and Documentation and Secin being possible to categorize the data of historical documents Of the said Department, to verify how the custody, organization and preservation of the documents of the two events are carried out, thus highlighting the importance of the Institutional Memory The research is characterized as exploratory and descriptive with a qualitative approach and the methodology is the one of documentary design, based on the collection, reading and analysis of documents, among them minutes, reports, projects, prospects, cds and other official records To complement this research, we used the focus group technique and the semistructured interview, with the selection of only the coordinators of each edition of Secin It is noteworthy that the last two techniques provided information on issues that were not described in the documents by their personal nature In Vozes dos Documentos, we present the results obtained with the documentary research, as well as its synthesis, and in the Voices of the Focus Group and semi-structured interview, we present the results obtained with the union of the two techniques of data collection that we used during the research It was concluded that this research made it possible to highlight the path taken by the Department of Information Science, as well as to know the changes and achievements over the years The importance of the availability of documents to access is emphasized so that the Institution continues to highlight its values, fulfilling its mission and reaching its objectives daily Finally, it is suggested the creation of a digital database for the Institution to preserve and make accessible the memory of its events | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciência da Informação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eventos | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória institucional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eventos científicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Institutional memory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Events | - |
Palavras-chave: dc.subject | History | - |
Título: dc.title | A memória do Departamento de Ciência da Informação da UEL : uma análise dos eventos científicos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: