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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Kailer, Dircel Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Botassini, Jacqueline Ortelan Maia | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Gislaine Aparecida de | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Cláudia Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Marcelo | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Édina de Fatima de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:57:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:57:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18668 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977859 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo, à luz dos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista (Labov, 1972) e das Crenças e Atitudes Linguísticas (Lambert; Lambert, 1972; Botassini, 2013), tem como objetivo geral, verificar as crenças e atitudes linguísticas de graduandos (um grupo de universitários do curso do primeiro e do quarto ano do curso de Letras-Português do norte-paranaense), em relação à variante retroflexa, “r caipira”. Além disso, temos como objetivos específicos: a) Verificar quais são as variantes róticas predominantes no falar dos informantes juízes do primeiro e do quarto ano do curso de Letras; b) Analisar a quais variantes (tepe, retroflexa e glotal) estão indexados/indicializados mais significados sociais positivos em destaque por cada um dos dois grupos; c) Averiguar se há preconceito linguístico quanto ao uso da variante retroflexa, o “r caipira”, na avaliação dos informantes juízes. No intuito de atingir os objetivos propostos, foram realizadas três coletas de dados junto a 56 alunos, sendo 28 do primeiro ano e 28 do quarto ano do curso de Letras de uma universidade pública do Norte do Paraná. A primeira consistiu em uma entrevista; a segunda, na leitura de um texto e de uma lista de palavras para averiguação das variantes róticas usadas pelos alunos das duas turmas; a terceira referia-se a um experimento de percepção sobre a fala de três locutores a partir da leitura de um texto; a última tratava-se de um questionário de avaliação a partir das respostas abertas sobre as afirmativas de crenças e atitudes linguísticas referentes à variação fonético-fonológica, especialmente, sobre o “r caipira”. De acordo com os principais resultados, observou-se que a variante retroflexa predomina no falar dos participantes da região norte-paranaense, que, no experimento de percepção, o locutor do tepe foi quem teve mais avaliações negativas, seguido do locutor da retroflexa e, por último do glotal e que no questionário de avaliação foi possível perceber as crenças e atitudes de preconceito de alguns futuros professores de língua portuguesa quanto à variante retroflexa. Atribuímos a diferença dos resultados do teste de percepção e do questionário de avaliação à nova configuração do caipira, ao politicamente correto e ao fato de os participantes serem graduandos de Letras , futuros professores de língua portuguesa que deverão ser os defensores de um ensino livre de preconceitos. | - |
Descrição: dc.description | This study, based on the theoretical and methodological assumptions of Variationist Sociolinguistics (Labov, 1972) and Linguistic Beliefs and Attitudes (Lambert; Lambert, 1972; Botassini, 2013), aims to investigate the linguistic beliefs and attitudes of judge informants (a group of first-year and fourth-year university students in the Portuguese Language course from Northern Paraná) towards the retroflex variant, the "caipira R." Additionally, the specific objectives are: a) to identify the predominant rhotic variants in the speech of the judge informants in the first and fourth years of the Language course; b) to analyze which variants (tap, retroflex, and glottal) are associated with more positive social meanings highlighted by each of the two groups; c) to ascertain whether there is linguistic prejudice regarding the use of the retroflex variant, the "caipira R," in the evaluation of the judge informants. To achieve these objectives, three data collections were conducted with 56 students, 28 from the first year and 28 from the fourth year of the Language course at a public university in Northern Paraná. The first data collection consisted of an interview; the second involved reading a text and a list of words to investigate the rhotic variants used by the students from both classes; the third referred to a perception experiment on the speech of three speakers reading a text; the final stage involved an evaluation questionnaire based on open-ended responses regarding linguistic beliefs and attitudes related to phonetic-phonological variation, especially the "caipira R." According to the main results, it was observed that the retroflex variant predominates in the speech of participants from Northern Paraná. In the perception experiment, the speaker using the tap received the most negative evaluations, followed by the retroflex speaker, and lastly, the glottal speaker. The evaluation questionnaire revealed the beliefs and prejudiced attitudes of some future Portuguese language teachers towards the retroflex variant. The difference in results between the perception test and the evaluation questionnaire is attributed to the new configuration of the caipira variant, political correctness, and the fact that the participants are Language undergraduates and future Portuguese language teachers, who should be advocates of a prejudice-free education. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CLCH - Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Variante retroflexa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crenças e atitudes linguísticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociolinguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de português | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preconceitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingüística, Letras e Artes - Lingüística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingüística, Letras e Artes - Lingüística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Retroflex variant | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguistic beliefs and atitudes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociolinguistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prejudices | - |
Título: dc.title | Crenças e atitudes linguísticas de estudantes do curso de Letras de uma universidade do Norte do Paraná quanto ao rótico retroflexo | - |
Título: dc.title | Beliefs and linguistic attitudes of students in the language course of a University in Northern Paraná regarding the retroflex rhotic | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
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