Canção engajada, exílio e memória: a trajetória de Alfredo Zitarrosa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAguiar, Carolina Amaral de-
Autor(es): dc.contributorFiuza, Alexandre Felipe-
Autor(es): dc.contributorSchmiedecke, Natália Ayo-
Autor(es): dc.creatorModenuti, Gabriel da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:57:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:57:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17976-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977846-
Descrição: dc.descriptionEssa dissertação tem como objetivo geral refletir sobre a trajetória do músico Alfredo Zitarrosa, inserido nos movimentos que, juntos, ficaram conhecidos como Nueva Canción Latinoamericana. Esses movimentos emergiram a partir dos anos 1960 e se estenderam durante o período das ditaduras e dos exílios latino-americanos, possuindo conexões inclusive com países europeus, como a Espanha. Com base nos deslocamentos do músico, que vivenciou a experiência do exílio a partir do golpe de Estado no Uruguai, ocorrido em 1973, o recorte geográfico dessa pesquisa perpassa diferentes espaços nacionais, como Uruguai, Argentina, Espanha e México. Para tanto, fizemos uso de variados tipos de fonte, entre elas as presentes na chamada mídia impressa (jornais, de modo geral), documentos produzidos pela repressão brasileira e a própria obra de Zitarrosa (seus álbuns e escritos), na tentativa de compreender essa dinâmica e, também, colaborar com os estudos do exílio latino-americano da segunda metade do século XX. O recorte temporal estabelecido vai de 1961 a 1989, período que compreende o início de sua carreira e vai até a sua morte. O trabalho se insere no campo da História Cultural e tem como fundamento metodológico os pressupostos da chamada História Transnacional, que colabora na compreensão das conexões entre países e indivíduos de diferentes nacionalidades. Como resultado, concluímos que Zitarrosa estabeleceu diferentes conexões com indivíduos exilados, de diversos países da região e que, juntos, atuaram ativamente para denunciar as violações realizadas pelas ditaduras, bem como para criação de um ambiente propício para sua volta. Além disso, pudemos inferir que, ao voltar para o Uruguai, Zitarrosa acabou por ser alçado a um papel de importante figura simbólica da luta contra a ditadura e contra o exílio, no contexto da transição democrática e depois.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation has the general objective of reflecting on the trajectory of the musician Alfredo Zitarrosa, inserted in the movements that, together, became known as Nueva Canción Latinoamericana. These movements emerged from the 1960s and extended during the period of Latin American dictatorships and exiles, even having connections with European countries, such as Spain. Based on the musician’s travels, who experienced exile following the coup d’état in Uruguay, which occurred in 1973, the geographic scope of this research covers different national spaces, such as Uruguay, Argentina, Spain and Mexico. To this end, we made use of various types of sources, including those present in the so-called printed media (newspapers, in general), documents produced by Brazilian repression and Zitarrosa’s own work (his albums and writings), to understand this dynamic and collaborate with studies of Latin American exile in the second half of the 20th century. The established time frame ranges from 1961 to 1989, a period that encompasses the beginning of his career and lasts until his death. The work falls within the field of Cultural History and has as its methodological foundation the assumptions of so-called Transnational History, which helps to understand the connections between countries and individuals of different nationalities. As a result, we conclude that Zitarrosa established different connections with exiled individuals from different countries in the region and that, together, they actively acted to denounce the violations carried out by dictatorships, as well as to create an environment conducive to their return. Furthermore, we were able to infer that, upon returning to Uruguay, Zitarrosa ended up being elevated to the role of an important symbolic figure in the fight against dictatorship and exile, in the context of the democratic transition and later.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCLCH - Departamento de História-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em História Social-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectCanção-
Palavras-chave: dc.subjectConexões-
Palavras-chave: dc.subjectUruguai-
Palavras-chave: dc.subjectExílio;-
Palavras-chave: dc.subjectEngajamento-
Palavras-chave: dc.subjectDitadura-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - História-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - História-
Palavras-chave: dc.subjectSong-
Palavras-chave: dc.subjectConnections-
Palavras-chave: dc.subjectUruguay-
Palavras-chave: dc.subjectExile-
Palavras-chave: dc.subjectEngagement-
Palavras-chave: dc.subjectDictatorship-
Título: dc.titleCanção engajada, exílio e memória: a trajetória de Alfredo Zitarrosa-
Título: dc.titleEngaged song, exile and memory: the trajectory of Alfredo Zitarrosa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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