Livro didático de língua portuguesa : dizeres dos professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRezende, Lucinea Aparecida de [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorBatista, Antônio Augusto Gomes-
Autor(es): dc.contributorLimoli, Loredana-
Autor(es): dc.creatorCavéquia, Marcia Aparecida Paganini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:57:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:57:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11208-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977844-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa foi realizada com 86 professores do primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) da rede pública de ensino de um município de médio porte, localizado ao norte do estado do Paraná, abordados no período de abril a junho de 21 A escolha desses professores participantes nesta investigação deveu-se ao fato de estes terem utilizado, recentemente e por um período devidamente demarcado (27 a 29), uma obra didática de autoria da pesquisadora e por estarem geograficamente próximos a ela (pesquisadora) O estudo tem por objeto de investigação a atitude responsiva ativa dos professores em relação ao que lhes é enunciado pelo Livro Didático de Língua Portuguesa, constituindo-se como objetivo geral, portanto, o conhecimento desses dizeres Para isso, utilizou-se como caminho investigativo tanto a abordagem qualitativa — por ser esta considerada a mais adequada às questões relativas à educação — quanto a quantitativa — pelo fato de nos apoiarmos também em dados quantificáveis Foi utilizado como instrumento para coletar os dados um questionário com questões em escala Likert e questões abertas O corpus analisado contemplou esses questionários respondidos pelos docentes, no qual eles manifestaram seus pontos de vista acerca do referido livro didático Tem-se por pressuposto que o livro didático consiste em um gênero do discurso, e não em um suporte de vários gêneros e adota-se um ponto de vista de acordo com a perspectiva interacionista, de Bakhtin e Voloshinov, em que a língua é um instrumento de interação humana e é essencialmente dialógica Os dados coletados e analisados à luz das teorias assumidas possibilitaram concluir, entre outros aspectos, que os professores consideram o livro didático de Língua Portuguesa um importante instrumento de ensino-aprendizagem, mas que não deve ser o único recurso do qual se valem; consideram fundamental um livro que promova a formação do leitor, traga diversos gêneros textuais, seja visualmente agradável e instigue a pesquisa-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research was carried out having as subjects 86 teachers from the first segment of elementary school (from 1st to 5th grade) from state schools in a medium size town in the north of Paraná State The teachers were interviewed from April to June 21 The choice of teachers participating in this investigation is due to the fact they have used recently, and for a previously set time period (27-29), a Portuguese Language textbook authored by the researcher and because they are geographically close to her The study has aims at investigating the active-responsive attitude on the Portuguese Language textbook, being its general aim, therefore, the knowledge of these speeches In order to achieve this objective, we used as means of investigation both the qualitative approach — since it is considered the most appropriate one for the issues of education — and the quantitative approach — because we also rely on quantifiable data We used as an instrument for collecting data a questionnaire on the Likert scale and open questions The analyzed corpus took into account these questionnaires answered by the teachers, in which they expressed their views on the mentioned textbook It has been presumed that the textbook is a genre of discourse, and not a support of various genres, and adopts a view according to the interactionist perspective of Bakhtin and Voloshinov, where the language is an instrument of human interaction and is essentially dialogic Data collected and analyzed in the light of the assumed theories made it possible to conclude, among other aspects, that teachers consider the Portuguese Language textbook an important tool for teaching and learning, but that it should not be the only resource used; the teachers consider fundamental a book which promotes the formation of the reader, brings different textual genres, is visually pleasant and instigates research-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEducação-
Relação: dc.relationCentro de Educação, Comunicação e Artes-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de leitores-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectTextbook-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectFunctional education-
Palavras-chave: dc.subjectBooks and reading-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectNative language-
Palavras-chave: dc.subjectReaders formation-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Título: dc.titleLivro didático de língua portuguesa : dizeres dos professores-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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