Uma abordagem histórico-didática com auxílio de multimídias para o ensino de partículas elementares no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBatista, Irinéa de Lourdes [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorOstermann, Fernanda-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Mariana A. B. Soares de-
Autor(es): dc.creatorCosta, Márcia da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:57:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:57:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10605-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977826-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa investigou as potencialidades de uma abordagem histórico-didática a respeito de um tema de Física Moderna, com auxílio de multimídias, no Ensino Médio Pesquisas evidenciam que a História e Filosofia da Ciência, bem como o estudo de tópicos de Física Moderna, podem levar a uma compreensão adequada da natureza do conhecimento científico Com base nesses argumentos foi construída e aplicada uma Unidade Didática contemplando o estudo de um tópico de Física Moderna por meio de uma abordagem histórico-didática que levou em consideração princípios da Aprendizagem Significativa Procurou-se observar possíveis indícios de alterações nas noções dos alunos investigados a respeito da Natureza da Ciência e de conteúdos científicos específicos Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, a Unidade Didática, questionários, mapas conceituais e anotações feitas pela pesquisadora Optou-se por fazer uso dos procedimentos da Análise de Conteúdo como instrumento de análise dos dados Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho interpretativo, cujas principais etapas foram: o levantamento bibliográfico relacionado aos temas envolvidos, elaboração de um texto teórico conceitual a respeito do tema Partículas Elementares, levantamento dos conhecimentos prévios em relação aos assuntos abordados, construção e aplicação da Unidade Didática, tomada e análise de dados Com base nos resultados obtidos, constatou-se que a proposta didática contribuiu para a compreensão de conteúdos relacionados à Física de Partículas, para a construção de noções reais e abrangentes a respeito da Natureza da Ciência, bem como possibilitou gerar indícios de Aprendizagem Significativa-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research investigated the potentialities of a historical-didatical approach regarding a Modern Physics subject, with the help of multimedia, in High School Researches show that the History and Philosophy of Science, such as the study of topics of Modern Physics, can lead to a proper understanding of the nature of scientific knowledge Based on these arguments it was built and applied a Didactic Unit contemplating the study of a topic of Modern Physics through a historical-didatical approach that took into account principles of Meaningful Learning At the end, we tried to observe possible signs of changes in notions of the investigated students about the Nature of Science and specific scientific content The Didactic Unit, questionnaires and conceptual maps were used as data collection We decided to make use of the procedures of Content Analysis as a data analysis tool This research is characterized as qualitative with an interpretative nature, whose main stages were: the bibliographic survey related to the issues involved, elaboration of a conceptual theoretical text on the subject Elementary Particles, survey of prior knowledge on the issues addressed, construction and application of the Didactic Unit, acquisition and data analysis Based on the results obtained, it could be seen that the didactic proposal contributed to the understanding of the content related to Particles Physics, for the construction of real and comprehensive notions about the Nature of Science, as well as it was possible to generate Meaningful Learning of evidence-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectPartículas (Física nuclear)-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFísica moderna-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectParticles (Nuclear physics)-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectModern physics-
Palavras-chave: dc.subjectConcept formation-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Título: dc.titleUma abordagem histórico-didática com auxílio de multimídias para o ensino de partículas elementares no ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.