
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Boni, Paulo César [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Florentina das Neves | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ivano, Rogério | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Fábio Dias de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:57:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:57:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15996 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977820 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta Dissertação tem por objetivo principal a recuperação de dados históricos relacionados à cidade de Maringá, principalmente sobre suas primeiras estações rodoviárias A recuperação de dados históricos deu-se, principalmente, pela proposta metododológica do uso da fotografia como disparadora do gatilho da memória, procedimento que busca suporte na história oral O escopo teórico preliminar discutiu conceitos relacionados à memória, identidade, pertencimento e fotografia como documento histórico Para tanto foram utilizados como referência autores como Boris Kossoy (23), Ecléa Bosi (215), Jacques Le Goff (213), Joël Candau (24), Maurice Halbwachs (213), Paul Thompson (1992) A pesquisa de campo envolveu dez pioneiros e a entrevista foi dividida em duas etapas: na primeira os entrevistados puderam relatar livremente sua experiência de vida; na segunda, foram convidados a examinar fotografias de época da cidade Posteriormente, as informações obtidas por meio das entrevistas foram cruzadas com outras fontes de conhecimento para a consolidação da pesquisa Os resultados evidenciaram a fotografia como um relevante artefato de memória e recuperação histórica Aplicadas dentro do rigor exigido pela ciência, as fotografias permitiram que novos dados pudessem ser trazidos à luz, ampliando o leque de conhecimentos para a construção da história de Maringá e suas primeiras rodoviárias | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The present thesis main objective is to retrieve historical data regarding the city of Maringá (PR-Brazil), particularly those on the first bus stations set up in town Historical data retrieval was mainly achieved by the methodology proposed herein which consists of using photography to trigger memory, a procedure that seeks support in oral history The primary theoretical scope of the research explored concepts of memory, identity, belonging and photography as historical document To this end, the following authors were used as reference: Boris Kossoy (23), Ecléa Bosi (215), Jacques Le Goff (213), Joël Candau (24), Maurice Halbwachs (213), and Paul Thompson (1992) Field research comprised ten local pioneers subjected to interview which was divided into two stages: firstly, interviewees were allowed to freely report their own life experience; secondly, they were invited to assess period local photographs Subsequently, the information collected by means of the interviews was crosschecked with other sources of knowledge, so as to assure research results Outcomes revealed that photography is relevant as memory and historical retrieval artifact Applied in accordance with scientific standards, the photographs used allowed new data to be brought to light, thus expanding knowledge on tracing the history of Maringá (PR-Brazil) and the first three bus stations set up in the city | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Comunicação | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Communication | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Photography | - |
| Título: dc.title | As três primeiras rodoviárias de Maringá (PR) : o uso da fotografia para a recuperação e contextualização de dados históricos | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: