Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miani, Rozinaldo Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Daniel de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Vicente, Maximiliano Martin | - |
Autor(es): dc.creator | Sevidanis, Ariádiny Rinaldi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:57:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:57:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17797 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977801 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação se propõe a analisar as lives streamings realizadas pelas páginas oficiais no Facebook dos Executivos Municipais pertencentes à região da Amusep, durante os dois primeiros anos de enfrentamento da covid-19, com o intuito de analisar de que forma o formato está sendo apropriado. A definição do problema de pesquisa surgiu da desconfiança de que os órgãos e departamentos de comunicação estavam expondo erroneamente seus agentes públicos, desviando dos objetivos da comunicação pública, e promovendo o marketing dos respectivos políticos. Para isso, delimitou-se o conceito de comunicação pública como processo que promove e assegura o direito à informação, estreitando os laços entre o Estado e a população, fomentando a transparência, o accountability e a cidadania (BUCCI, 2015; DUARTE, 2007; BRANDÃO, 2007). Considerando o déficit da participação política provocada pela distanciamento da esfera cívica das tomada de decisões na democracia representativa e a mudança de ambiente da discussão democrática do real para o virtual (GOMES, 2005; BENEVIDES, 2016), problematiza-se o uso do recurso para promover a aproximação entre os munícipes e a prefeitura. Apesar das dinâmicas das mídias digitais enfatizarem o papel participativo e o engajamento dos usuários (RECUERO, 2018; JENKINS, 2014), e da interação em tempo real ser uma das principais característica da live (MOTA, 2019; LUPINACCI, 2021), observa-se que das 495 produções mapeadas, poucas exploram esse potencial. Percebe-se que há um considerável desenvolvimento de conteúdos audiovisuais nativos e uma paulatina afinidade dos órgãos na utilização técnica do recurso. Porém, a realização da live revela-se como mera formalidade por parte dos Executivos para se adequarem à nova ambiência, à custa de uma verdadeira abertura ao diálogo ou de promoção da participação popular. Com base na metodologia de Análise de Conteúdo, com abordagem quantitativa, foram identificados as temáticas e finalidades das transmissões, aqui categorizadas em seis eixos: transparência; promocional; pronunciamento; instrucional; informacional; e de evento. Por meio de inferências, expõem-se a preponderância de aspectos que evidenciam o interesse de agentes políticos em detrimento do interesse público, o que releva a necessidade de revisão dos parâmetros da política de comunicação empregados. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation aims to analyze the live streaming made by the official Facebook pages of the Municipal Executives belonging to the Amusep region, during the first two years of facing covid 19, in order to analyze in which format has been appropriated. The definition of the research problem has surfaced from the suspicion that communication agencies and departments were misrepresenting their public agents, deviating from the objectives of public communication, and promoting the marketing of the respective politicians. To that end, the concept of public communication was stablished as a process that promotes and ensures the right to information, creating close ties between the State and the population, promoting clarity, accountability and citizenship. (BUCCI, 2015; DUARTE, 2007; BRANDÃO, 2007). Taking into account the deficit in political participation caused by the distancing of the civic sphere from decision-making in representative democracy, and the change of democratic discussion from in person to the virtual environment (GOMES, 2005; BENEVIDES, 2016), the use of the resource is problematized to promote the approach between the citizens and the city hall. Although the dynamics of digital media emphasize the participatory role and engagement of users (RECUERO, 2018; JENKINS, 2014), and real-time interaction is one of the main features of live transmissions (MOTA, 2019; LUPINACCI, 2021), it is observed that few of the 495 mapped productions explore this potential. It is noticeable that there is considerable development of native audiovisual content and a gradual affinity of the agencies in the technical use of the resource. However, the realization of the live reveled itself as a mere formality by the Executives to adapt to the new environment, at the expense of a true opening to dialogue or promotion of popular participation. Based on the Content Analysis methodology, with a quantitative approach, the themes and purposes of the transmissions were identified, here categorized into six axes: transparency; promotional; pronouncement; instructional; informational; and event. Throughout inferences, the prominence of aspects is exposed, as it shows the interest of political agents as opposed to public ones, which indicates the need to review the parameters of the communication policy applied. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CECA - Departamento de Comunicação | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Live streaming | - |
Palavras-chave: dc.subject | Amusep | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Live streaming | - |
Palavras-chave: dc.subject | Amusep | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemic | - |
Título: dc.title | Análise das lives streamings realizadas pelos executivos municipais da região da Amusep enquanto estratégia de comunicação pública durante a pandemia da Covid-19 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: