A tecnologia na formação continuada do professor de língua estrangeira : percepções e perspectivas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFurtoso, Viviane Aparecida Bagio [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorEl Kadri, Michele Salles-
Autor(es): dc.contributorRuiz, Eliana Maria Severino Donaio-
Autor(es): dc.creatorPetry, Luís Renato Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:57:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:57:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11385-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977785-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa, que se caracteriza como Dissertação de mestrado em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina, justifica-se pela importância de se investigar como vem ocorrendo a formação continuada do professor de Língua Estrangeira (LE) mediada por recursos tecnológicos/Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Estado do Paraná Portanto, tem como objetivo geral, analisar como um grupo de professores de línguas estrangeiras entendem e representam os espaços de formação continuada por ferramentas tecnológicas e digitais Como aporte documental, foram utilizadas as Diretrizes Curriculares Estaduais (PARANÁ, 28) e as Diretrizes para o Uso de Tecnologias Educacionais (PARANÁ, 21) da Secretaria de Estado de Educação do Paraná (SEED/PR), servindo de base para o levantamento das percepções dos participantes desta pesquisa Professores do NRE (Núcleo Regional de Educação) de Ibaiti - Paraná, que compreende as cidades de Conselheiro Mairinck, Figueira, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Japira, Pinhalão, Siqueira Campos e Tomazina, responderam a um questionário de respostas abertas e fechadas por ocasião da participação em uma oficina disciplinar ofertada pela SEED/PR como parte da Formação em Ação Disciplinar (FAD), no segundo semestre de 217 A descrição dos dados e a discussão foram conduzidos com base em estudos da área de tecnologia aliada à educação (LEMOS, 1997; LEFFA, 21; 28; 213; 215; LÉVY, 1995; PRENSKY, 21) A partir da análise das percepções dos professores participantes da pesquisa, alguns aspectos merecem destaque e precisam ser olhados com mais atenção, tais como: os docentes veem a tecnologia como aliada à sua formação continuada, porém, há a necessidade de adequação maior destas formações à sua realidade profissional; melhoria dos recursos tecnológicos de apoio à formação continuada, bem como para a atuação do professor de LE; uma maior proximidade entre o diz os documentos norteadores/diretrizes curriculares e a realidade do professor de LE; e maior compromisso dos professores de LE com sua formação continuada-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research, which is characterized as a master's dissertation in Language Studies of the State University of Londrina, is justified by the importance of investigating how has been the continuous education of Foreign Language (LE) teacher mediated by technological resources / Communication and Information Technologies (TIC) in the State of Paraná Therefore, its general objective is to analyze how a group of foreign language teachers understand and represent the spaces of continuous education by technological and digital tools As a documentary resource, the State Curricular Guidelines (PARANÁ, 28) and the Educational Technology Use Guidelines (PARANÁ, 21) of the State Secretariat of Education of Paraná (SEED/PR) were used as a basis for perceptions of the participants of this research Teachers of the NRE (Regional Education Center) of Ibaiti - Paraná, which comprises the cities of Conselheiro Mairinck, Figueira, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Japira, Pinhalão, Siqueira Campos and Tomazina, answered a questionnaire of open and closed answers on the occasion participation in a disciplinary workshop offered by SEED/PR as part of the Training in Disciplinary Action (FAD) in the second semester of 217 The data description and discussion were conducted based on studies in the area of technology allied to education (LEMOS, 1997; LEFFA, 21; 28; 213; 215; LÉVY, 1995; PRENSKY, 21) From the analysis of the perceptions of the teachers participating in the research, some aspects deserve to be highlighted and need to be looked at with more attention, such as: teachers see technology as allied to their continuing education, however, there is a need for greater adaptation of these formations to their professional reality; improvement of technological resources in support of continuing education, as well as for the work of the LE teacher; a closer proximity between the guiding documents/curriculum guidelines and the reality of the LE teacher; and greater commitment of LE teachers with their continuing education-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEstudos da Linguagem-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de línguas-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação permanente-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectTraining of-
Palavras-chave: dc.subjectContinuing education-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage teachers-
Título: dc.titleA tecnologia na formação continuada do professor de língua estrangeira : percepções e perspectivas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.