We insist freedom now suite : o ativismo político de Max Roach no movimento de direitos civis através do jazz (Estados Unidos, 1950-1960)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Silvia Cristina Martins de [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorAugusto, Antônio José-
Autor(es): dc.contributorArias Neto, José Miguel-
Autor(es): dc.creatorSilva, Edimar Luciano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:57:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:57:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14488-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977738-
Descrição: dc.descriptionResumo: Ao longo de sua história o jazz projetou-se como uma voz dos afroamericanos e, nos Estados Unidos, a partir do final dos anos 195, a relação entre este gênero musical e a política se intensificou O presente estudo elegeu o jazz como objeto e estabeleceu como recorte temporal o período que abrange de final os anos 195 e 196, momento de grande efervescência dos movimentos pelos direitos civis nos Estados Unidos, com destaque para a figura do baterista Max Roach e uma de suas obras: We Insist Freedom Now Suite A partir desta escolha pretendemos compreender a atuação de Max Roach como ativista político e a forma como ele lançou mão da música para inserir-se no movimento dos direitos civis-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Alongside its history, Jazz has been projected as a voice of the Afro-Americans, and in the US, from the end of the 195’s, the relation between this musical gender and politics has been intensified This study selected Jazz as its object and established a temporal set that ranges from the end of 195’s and the decade of 196, a moment of great effervescency in what is related to the Civil Rights movements in the States In this scenario we highlight the drummer Max Roach and one of its works: “We Insist Freedom Now Suits” From this choice we are eager to comprehend the action of Max Roach as a political activist, and so the way he handled to engage the Civil Rights claim-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationHistória Social-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em História Social-
Palavras-chave: dc.subjectJazz (Música)-
Palavras-chave: dc.subject1950-1960-
Palavras-chave: dc.subjectEstados Unidos-
Palavras-chave: dc.subjectAtivistas pelos direitos civis-
Palavras-chave: dc.subjectHistória social-
Palavras-chave: dc.subjectCivil rights workers-
Título: dc.titleWe insist freedom now suite : o ativismo político de Max Roach no movimento de direitos civis através do jazz (Estados Unidos, 1950-1960)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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