Matemática financeira : um conhecimento importante para os estudantes e seu futuro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNatti, Paulo Laerte [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorLuccas, Simone-
Autor(es): dc.contributorSilva, Ana Lúcia da-
Autor(es): dc.creatorToraete, Henrique Matsumoto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:57:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:57:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14171-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977737-
Descrição: dc.descriptionResumo: Neste trabalho é apresentada uma proposta didática para melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos da Matemática Financeira no 2º ano do Ensino Médio O fator de motivação foram os seguintes questionamentos: O que leva tantas pessoas a contraírem dívidas que não podem pagar? O ensino da Matemática Financeira está atendendo as necessidades básicas dos nossos alunos? Como melhorar o ensino da Matemática Financeira no ensino médio? Neste trabalho, buscando contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da Matemática Financeira, apresentamos uma sequência de atividades didáticas baseadas nas situações financeiras do cotidiano e nas Tendências Metodológicas da Resolução de Problemas e de utilização de Mídias Tecnológicas Através desta sequência didática acreditamos que os alunos sejam capazes de construírem seus conhecimentos e futuramente usarem esses conhecimentos a seu favor, evitando, por exemplo, o endividamento-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This work presents a didactic proposal to improve the quality of the teaching-learning process of the contents of Financial Mathematics in the 2nd year of high school The motivating factor were the following questions: What drives so many people into debt they can not afford? The teaching of Financial Mathematics satisfies the basic needs of our students? How to improve the teaching of Financial Mathematics in high school? In this work, aiming to contribute to improving the quality of teaching of the Financial Mathematics, we present a sequence of learning activities based on the financial situations of everyday life and in the Problem-Solving methodology and by using Media Technology Through this didactic sequence we believe that students are able to build their knowledge and use this knowledge to your advantage, avoiding, for example, the debt-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado Profissional-
Relação: dc.relationMatemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Matemática-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática financeira-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática financeira-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem por atividades-
Palavras-chave: dc.subjectOrçamento familiar-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Semiotics-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Semiotics-
Palavras-chave: dc.subjectFamily budgets-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Semiotics-
Palavras-chave: dc.subjectEducational innovations-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectActive-
Título: dc.titleMatemática financeira : um conhecimento importante para os estudantes e seu futuro-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.