Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Menezes, Celso Vianna Bezerra de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Maria Eneida de | - |
Autor(es): dc.contributor | Antônio, Maria Carolina de Araujo | - |
Autor(es): dc.contributor | Jeolás, Leila Sollberger [Coorientadora] | - |
Autor(es): dc.creator | Domingues, Vanessa Rezende de Santa Rosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:57:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:57:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16771 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977725 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Em 26 foi aprovada a Portaria 971, intitulada Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), promovendo o acesso à Medicina Tradicional Chinesa (MTC) no Sistema Único de Saúde (SUS) Visando a ampliação de acesso à terapeuticas da MTC, o Ministério da Saúde em convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina oferta aos profissionais do SUS o curso de capacitação em Auriculoterapia O curso é constituído por duas etapas sequenciais: etapa a distância (75 horas) e etapa presencial (5 horas) O objeto desta pesquisa é a capacitação de profissionais do SUS/Londrina; para tanto se debruça no material da etapa do curso que é realizada à distância e em uma das oficinas promovidas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família, com profissionais capacitados A metodologia de observação participante compõe a pesquisa, somada a entrevistas com três pessoas chaves: um profissional do SUS atuante na PNPIC, uma ex funcionária do SUS que coordenou o Grupo de Apoio na área da saúde mental e uma professora de MTC Este trabalho visa um dialogo acerca das aproximações e distancimentos entre os saberes orientais e os saberes biomédicos, de forma a observar suas conquistas e limites, sendo que a corresponsabilidade no tratamento foi um guia norteador do caderno de campo, realizado na oficina de matriciamento com foco em Auriculoterapia | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In 26, Portaria 971 entitled National Policy on Integrative and Complementary Practices (PNPIC) was approved, promoting access to Traditional Chinese Medicine (MTC) in the Unified Health System (SUS) Aiming at expanding the access to therapeutics of the MTC, the Ministry of Health in agreement with the Federal University of Santa Catarina offered to the SUS professionals the training course in Auriculotherapy The course consists of two sequential stages: distance stage (75 hours), and stage presence (5 hours) The research object is the training of SUS / Londrina professionals To do so, it focuses on the material of the course that is carried out at a distance and in one of the workshops promoted by the Family Health Support Center, which occurs with trained professionals The methodology of participant observation composes the research, together with interviews with three key people: a SUS professional, active in the PNPIC; a former SUS employee who coordinated the Support Group in the area of mental health; and an MTC teacher This work aims at a dialogue about the approximations and distances between the Eastern knowledge and the biomedical knowledge, in order to observe its achievements and limits, being that co-responsibility in the treatment was a guiding guide of the field notebook, carried out in the workshop of with focus on Auriculoterapia | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciências Sociais | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ciências Sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política de saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medicina chinesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antropologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social sciences | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medicine, Chinese | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anthropology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medical policy | - |
Título: dc.title | Saberes tradicionais e saberes científicos : um estudo sobre a capacitação em auriculoterapia para profissionais do SUS/Londrina | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: