Formação continuada : integrando ciências da natureza com as unidades curriculares do modelo Paraná Integral

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRivelini, Angélica Cristina-
Autor(es): dc.contributorPricinotto, Gustavo-
Autor(es): dc.contributorCirino, Marcelo Maia-
Autor(es): dc.creatorSantos, Marcia Aparecida dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:57:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:57:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17346-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977715-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho, apresentamos uma proposta de formação continuada para professores de Ciências da Natureza, em um colégio da modalidade Paraná Integral, localizado no interior do Paraná. Foram utilizados conceitos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na elaboração de oficinas temáticas, de maneira que se possa organizar as aulas dos componentes da Base Nacional Comum Curricular integrada aos componentes complementares específicos desta modalidade de ensino. Tais oficinas são direcionadas para os anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, elaboradas em conjunto com os professores de forma dinâmica, crítica e reflexiva, com foco nos diferenciais que a modalidade Paraná Integral apresenta. Além disso, foram baseadas nos Três Momentos Pedagógicos: problematização inicial, aquisição do conhecimento e aplicação do conhecimento. O enfoque foram as contribuições das oficinas temáticas, com enfoque CTS, na modalidade de ensino relatada, analisando a realidade escolar, buscando opções para sanar as dificuldades encontradas durante a prática docente, especialmente as relacionadas à falta de formação inicial adequada. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, pautada na análise do discurso, com referencial teórico orientado em Orlandi (2000), visto que foram utilizadas falas, escritas e ações dos participantes para a análise dos dados. Como Produto Educacional, foi elaborado um livreto e sua elaboração se deu a partir da Formação Continuada. Espera-se, no decorrer do trabalho, trazer contribuições para a formação dos professores que atuam na modalidade Paraná Integral, abordando alternativas metodológicas que possam promover as contribuições das Oficinas Temáticas com enfoque CTS.-
Descrição: dc.descriptionIn this dissertation, we present a proposal of nature science teachers’ continued training at a full-time school in Parana’s countryside, which is inserted in Paraná Integral teaching modality. The proposal is based on concepts of Science, Technology and Society (STS), which were applied to create thematic workshops to integrate subjects of the Brazilian Common Core Curriculum to specific complementary components of this teaching modality. The workshops are targeting middle and high school professionals and, they were elaborated in association with teachers in a dynamic, critical, and reflexive way anchored on the particularities presented on Paraná Integral modality. Besides that, they were featured in three moments: initial problem, knowledge acquisition and knowledge application. Focusing on investigating the contributions of STS thematic workshops on the foresaid teaching modality aiming to analyze the school reality, but also searching for solutions to ease difficulties found on the teaching practice, especially those related to the lack of proper initial training. This is a qualitative research grounded on Orlandi’ (2000) discourse analysis, as the analyzed data is composed of actions, spoken and written speech of the participating teachers. As an Educational Product, a booklet was written, and its elaboration was part of the continued training. It is expected to bring to light contributions to the continued formation of teachers’ who work at Parana Integral teaching modality, approaching methodologies which may promote contributions to STS Thematic Workshops-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCCE - Departamento de Química-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Química-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectEducação integral-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada de professores-
Palavras-chave: dc.subjectOficinas temáticas-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem CTS-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Exatas e da Terra - Química-
Palavras-chave: dc.subjectFull time education-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers’ continued training-
Palavras-chave: dc.subjectThematic workshops-
Palavras-chave: dc.subjectSTS approach-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry-
Palavras-chave: dc.subjectComprehensive education-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectElementary school-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Título: dc.titleFormação continuada : integrando ciências da natureza com as unidades curriculares do modelo Paraná Integral-
Título: dc.titleContinued training : integrating nature sciences with Paraná Integral curricular model units-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.