Avaliação do desempenho de escolares em um jogo educativo de habilidades monetárias

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHaydu, Verônica Bender [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorRossit, Rosana A. S.-
Autor(es): dc.contributorFornazari, Silvia Aparecida-
Autor(es): dc.contributorSouza, Sílvia Regina de [Coorientador]-
Autor(es): dc.creatorSdoukos, Stélios Sant' Anna-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:57:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:57:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8497-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977659-
Descrição: dc.descriptionResumo: Os dados da educação brasileira revelam que metade dos estudantes do ciclo básico de alfabetização não conseguiram aprender os conteúdos essenciais de matemática, leitura e escrita A necessidade de intervir nesse contexto educacional levou os pesquisadores de diversas áreas do conhecimento a investigarem novas tecnologias de ensino, explorando seus potenciais pedagógicos, como é o caso dos jogos educativos A utilização dos jogos na educação pressupõe que as crianças poderão generalizar as formas de resolução das situações-problema do jogo para os seus diversos contextos sociais, promovendo a aprendizagem Dessa forma, um jogo de tabuleiro, baseado em relações de estímulos equivalentes, que objetiva o ensino de habilidades monetárias, foi reformulado e aplicado em crianças escolares O jogo simula situações de compra, venda e troca, e resolução de operações de adição e de subtração Participaram do estudo 16 crianças de ambos os sexos, entre 7 e 1 anos de idade, provenientes de duas instituições de ensino, uma particular e uma pública, com o objetivo de avaliar seus desempenhos no jogo Cada participante foi submetido a seis sessões de aplicação do jogo, além de um formulário de pré e pós-teste e de sonda a cada duas sessões Os resultados indicam que o grupo de participantes de sete anos de idade apresentou maior necessidade dos níveis de auxílio mais estruturados, previstos para a resolução das situações-problema, em comparação com os três outros grupos, que resolveram as situações com auxílio dos níveis menos estruturados Discute-se a necessidade de limitar a quantidade de situações-problema do jogo, a fim de serem proporcionados resultados de aprendizagem mais específicos em menos tempo-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Data from the Brazilian education reveal that half of the students in basic literacy cycle failed to learn the essential elements of math, reading and writing The need to intervene in the educational context led researchers from various fields of knowledge to investigate new technologies for learning, exploring their educational potential, as in the case of educational games The use of games in education presupposes that children can generalize the ways of solving the problem situations of the game to their various social contexts, promoting learning Thus, a board game, based on relationships of equivalent stimuli, aimed at teaching skills monetary, was reformulated and applied in schoolchildren The game simulates situations buying, selling and trading, and solving addition and subtraction The study included 16 children of both sexes, between 7 and 1 years old, from two schools, one private and one public, in order to assess their performance in the game Each participant underwent six sessions of game application, and a form of pre-and post-test and probe every two sessions The results indicate that the group of participants from seven years of age showed higher levels of aid need more structured, planned for the resolution of problem situations, compared with the three other groups, which resolved the situation with aid levels less structured Discusses the need to limit the amount of problematic situations of the game in order to be learning results provided more specific in less time-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationAnálise do Comportamento-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Biológicas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-graduação em Análise do Comportamento-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do comportamento-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectHabilidades monetárias-
Palavras-chave: dc.subjectClasses de equivalência (Teoria dos conjuntos)-
Palavras-chave: dc.subjectBehavioral analysis-
Palavras-chave: dc.subjectPsychology of learning-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Título: dc.titleAvaliação do desempenho de escolares em um jogo educativo de habilidades monetárias-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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